terça-feira, junho 25, 2024
Home News Convênio entre PUC-Rio e Hospital São Francisco na Providência de Deus vai beneficiar pacientes do SUS e comunidades ribeirinhas

Convênio entre PUC-Rio e Hospital São Francisco na Providência de Deus vai beneficiar pacientes do SUS e comunidades ribeirinhas

por Redação
0 comentário

A Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), na Zona Norte do Rio, celebraram nesta segunda, 18, um convênio que irá transformar o hospital em importante centro de ensino, pesquisa e extensão em saúde. Com isso, a PUC-Rio dá um passo importante no sentido de oferecer uma graduação em Medicina. Há 70 anos, a PUC-Rio já oferece cursos de pós-graduação na área médica em diversas especialidades, como Psiquiatria, Neurologia, Cardiologia e Cirurgia Plástica. A coordenação dos cursos é feita por médicos renomados nacionalmente e internacionalmente.

O HSF conta com 260 leitos e tem capacidade para ampliar o atendimento para até 800 leitos. “Essa é a expectativa com o convênio do nosso hospital com a PUC.  Atualmente, mais de 50% dos atendimentos são feitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e essa capacidade pode ser ampliada”, diz Márcio Nunes, diretor administrativo do hospital. A PUC-Rio terá no hospital estudantes das áreas de Nutrição, Psicologia e Serviço Social, entre outras, num total que alcançará 1.500 alunos.

“O convênio permitirá ao Rio de Janeiro ter um novo hospital universitário de excelência, oferecendo formação integral, com a possibilidade de ampliar a oferta de médicos e outros profissionais de saúde que poderão atuar em todo o país, a partir da graduação em Medicina planejada pela PUC-Rio. A parceria entre as duas instituições também fortalece a capacitação de profissionais que possam atuar na rede de atenção à saúde básica em regiões diferentes do Brasil, do Rio à Amazônia”, afirma o reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso.

O Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da PUC-Rio, Cardeal Orani Tempesta, disse que essa parceria vem coroar o trabalho feito pela PUC-Rio com as pós-graduações na área da saúde: “A graduação em Medicina, em parceria com o Hospital e a Associação São Francisco, vai formar bem os médicos e possibilitar a atuação na Amazônia, cuidando dos mais necessitados e levando um atendimento de saúde com muita qualidade, dignidade e de forma igualitária a todos que necessitam.”

Superintendente da Associação Lar São Francisco na Providência de Deus, Nilson Alberto de Angelo, ressaltou que a união das duas entidades só vai beneficiar a população. “Sabemos da qualidade técnica e humana dos alunos formados pela PUC.  Sabemos que os graduados em Medicina vão sair desse curso sabendo cuidar de gente, o que vem ao encontro dos projetos que a nossa Associação também tem com esse viés humanitário, especialmente junto aos mais necessitados, como as comunidades ribeirinhas da Amazônia, atendidas pelos nossos barcos hospitais”, destacou.

Presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Eliete Bouskela falou da importância desse projeto de Medicina da PUC. “Precisamos de faculdade de Medicina que ensine não apenas tecnicidade, mas olhar o paciente com humanidade”, disse.  Ela ressaltou que a PUC tem essa característica. “Precisamos de médicos que ouçam os pacientes e que valorizem a relação médico-paciente”, colocando a ANM à disposição dessa filosofia.

O que vem por aí?

Ao longo dos últimos anos, o HSF também vem atuando na formação e capacitação de médicos e profissionais de saúde. “Já temos alunos de pós-graduação nos programas de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e de Transplante de Órgãos Abdominais. A partir da ampliação dessa parceria com a PUC-Rio teremos, já a partir do ano que vem, graduação em Nutrição e as pós-graduações em ‘Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar’ e ‘Fisioterapia Ambulatorial e Hospitalar’. Também temos perspectivas para os cursos de Farmácia e Gastronomia entre 2024 e 2025”, anuncia o Diretor Médico do HSF, Guilherme Machado. Ele destaca ainda que a parceria não se limita à área assistencial.

“Estamos avaliando todas as possíveis conexões dos demais setores de apoio com a PUC e estudando projetos para as áreas de Engenharia Clínica, Logística de Centro Cirúrgico e Hotelaria Hospitalar”, adianta. Ele acrescenta ainda que os profissionais do HSF que tenham perfil serão incorporados ao projeto, para a preceptoria dos alunos.

Sobre a criação de uma graduação em Medicina, representantes do HSF e da PUC Rio vêm conversando sobre um novo modelo de ensino médico: “No nosso ponto de vista, em um mundo tecnológico e globalizado, parcerias pioneiras como a nossa com a PUC-Rio podem ser a verdadeira alternativa ao ensino médico que existe hoje, onde o pensamento é o de que para interiorizar a assistência é necessário interiorizar o ensino. É nesse sentido que estamos conversando e amadurecendo nossos projetos junto ao MEC”, explica Machado.

Para o diretor geral do hospital, Frei Nicolau Castro, ser um hospital de ensino trará ganhos aos pacientes da unidade: “O ambiente acadêmico irá exigir grande comprometimento dos membros da nossa equipe multidisciplinar, o que irá refletir na qualidade de assistência aos pacientes, que são o propósito da nossa gestão”, diz.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside