Leucotron lança sistema de marcação de consultas médicas automatizado

A Leucotron Telecom lança o Confirma, solução sob medida que interage com o sistema de gestão administrativa das organizações e monitora as consultas que precisam ser confirmadas. Com a crescente demanda por serviços de saúde e a agenda dos médicos cada vez mais sobrecarregada, as clínicas e hospitais em geral  confirmam o agendamento das consultas junto aos pacientes com um dia de antecedência na tentativa de evitar o esquecimento e permitir, no caso de desistência, que o horário seja remanejado para outra pessoa. Quando executado manualmente, este processo onera a operação, já que exige a dedicação de um profissional.

Os processos inteligentes do Confirma atuam de forma transparente para as organizações. As chamadas são feitas para os pacientes perguntando se estarão presentes na data e hora marcadas, e as consultas confirmadas ou canceladas são atualizadas diretamente no banco de dados do sistema já existente, que também administra as agendas de consultas de cada médico. Entretanto, se o paciente ficar em dúvida no momento do contato eletrônico ou quiser reagendar, poderá solicitar falar com um atendente, mantendo assim a interação com a clínica.

“A comunicação eficiente e ágil ainda é um desafio para hospitais e empresas do setor de saúde, seja pelo custo ou pelos desafios que os processos de implantação e atualização das tecnologias exigem dos gestores desse segmento”, afirma Antonio Cláudio de Oliveira, diretor de negócios da Leucotron.

Entre os principais benefícios do Confirma estão a redução de custos com a alocação de pessoas que estavam dedicadas exclusivamente  a realização das chamadas. “Há casos em que o retorno sobre o investimento se pagou já no primeiro mês de uso do equipamento, como uma clínica, na Bahia, que precisava de oito pessoas para confirmar consultas e hoje só tem uma executando esta atividade”, relata o executivo.

Mas não é só o aspecto operacional que tem consagrado o Confirma. A redução dos gastos com telefonia também é considerável. Além do disparo de diversas chamadas simultaneamente e menos tempo despendido na confirmação de todas as consultas, o sistema faz a análise de portabilidade para ligar utilizando o chip certo e seleciona, automaticamente, a forma mais barata de fazer a ligação, inclusive com opção de ligações a custo zero para celulares.

Outro ponto a destacar é que a produtividade e eficiência estão asseguradas na medida em que o Confirma consegue identificar se a chamada foi atendida por uma pessoa ou por uma máquina, como por exemplo, quando a ligação cai na caixa postal. Em outros casos, se o telefone chamado estiver ocupado, fora de área ou não atender, o sistema liga novamente diversas vezes, de acordo com a quantidade de tentativas solicitada pelo cliente na contratação do serviço.

Tecnicamente simples, o Confirma necessita que os clientes possuam alguns requisitos. Entre eles: sistema de marcação de consultas com banco de dados e disponibilidade de acesso remoto ao sistema; plataforma de comunicação Ision IP Leucotron; troncos disponíveis para a realização de chamadas; acesso remoto ao servidor Sob Medida; utilização de canais de Media Gateway (que converte fluxos de mídia vindos de diferentes redes de telecomunicação), e licenças de ramais IP para conexão do servidor à plataforma de comunicação Ision IP.

“Além de melhorar processos de trabalho e reduzir custos operacionais o Confirma, da Leucotron, traz eficiência e produtividade para organizações e negócios da área da saúde, agilizando sobretudo o atendimento prestado aos cidadãos”, reitera Oliveira.

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