quarta-feira, julho 16, 2025
Home Gestão Real Hospital Português implementa Projeto de TI e reforça segurança cibernética

Real Hospital Português implementa Projeto de TI e reforça segurança cibernética

por Redação
0 comentários

Real Hospital Português (RHP), maior hospital do Nordeste, com 850 leitos e localizado em Recife (PE), é referência de excelência em serviços médicos e hospitalares para as regiões Norte e Nordeste do país. O RHP está aprimorando todo seu ambiente tecnológico implementando o Projeto SINAPSE, que está fundamentado em 4 pilares: Transformação Digital, Atendimento ao Cliente, Infraestrutura e Segurança da Informação. Sendo que este último pilar ganhou um reforço importante por meio da parceria com a integradora Teletex, deixando o SOC (Centro de Operações de Segurança) contínuo 24 x 7, visibilidade completa do ambiente e serviços sofisticados de proteção cibernética, além de uma resposta rápida e eficiente a incidentes para minimizar impactos e fortalecer a segurança corporativa.

Os ganhos de performance em segurança cibernética puderam ser percebidos por toda a instituição de saúde – entre eles mais de 11mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, administrativos, visitantes e pacientes. “Recursos como autenticação de dois fatores (MFA), verificação de identidade e análise da postura dos dispositivos tornaram o ambiente digital muito mais protegido”, aponta Bartolomeu Martins, Gerente de Segurança do RHP.

O Hospital

O Hospital Real Português foi fundado em 1855 em Recife e o complexo hospitalar conta com 140 mil m2 de área, 850 leitos, 4 mil médicos e promove mensalmente 15 mil atendimentos, 2 mil cirurgias e 2,5 mil internações.

Atualmente, muita tecnologia de ponta passou a fazer parte da rotina do RHP, tal qual o Programa de Cirurgia Robótica e Serviço de Imagem com uso de Inteligência Artificial, tornando o hospital referência no Brasil e na América Latina em radiocirurgia e em várias frentes de inovação na saúde.

Projeto Sinapse e Segurança Cibernética

Um dos quatro pilares do Projeto Sinapse, a Segurança Cibernética, vem recebendo muitas melhorias em conjunto com a integradora Teletex: o SOC foi aprimorado e ganhou inúmeros recursos de monitoramento contínuo, elevando ainda mais o nível de detecção e resposta a incidentes e ataques.

Foi adotada uma arquitetura de segurança integrada por meio do CyberCare, a plataforma integrada de soluções de cibersegurança da Teletex, e baseada na metodologia SafeX. Essa abordagem proporciona níveis mais profundos de visibilidade, melhora o desempenho das aplicações, gera insights de rede e aprimora a análise de posturas de segurança. Além disso, o projeto também abrange a experiência digital dos usuários, garantindo uma visão contextualizada dos dados para identificar oportunidades de melhoria e otimizar a performance dos serviços.

“Os benefícios resultantes da redução de riscos e da melhoria da resiliência da infraestrutura de TI são imensuráveis. Os serviços avançados de MSS (Managed Security Services) e SOC da Teletex, aliados às soluções de fabricantes consolidados no mercado, estão ajudando o hospital a reduzir a dispersão de ferramentas e gerenciar de forma mais proativa as operações de negócios e a jornada do paciente por meio de práticas de excelência em proteção e observabilidade”, afirma Shenandoan Daur, CIO do RHP. Ele complementa que “o nível de maturidade de segurança digital do Real Hospital Português dobrou após dois meses de adoção da plataforma Cybercare, integrada a solução de SOC, da Teletex.”

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside