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Unio Digital cresce 288% com aposta na jornada digital do beneficiário

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Resultado do novo posicionamento e atuação no mercado iniciado no ano passado, a Unio Digital cresceu 288% em receita no primeiro trimestre  — a empresa não revela o valor — na comparação com o mesmo período de 2021 e se consolida como importante player no mercado de saúde suplementar.

O resultado foi anunciado pelo CEO da empresa, Armando Buchina, ressaltando que o ótimo desempenho é fruto da estratégia de crescimento elaborada para os próximos anos, sendo que para 2022 projeta um crescimento de 126%, consolidando a healthtech no mercado da saúde suplementar.

O posicionamento das soluções da Unio é de promover a transformação digital na saúde suplementar no conceito de saúde 5.0, onde a empresa anunciou no final do ano passado que o foco dos esforços estaria na implementação da jornada digital plena do paciente, com soluções que entregam serviços digitais, cobrindo toda a cadeia de atendimento aos beneficiários de planos de saúde.

Segundo Buchina, essa cobertura só é possível graças a uma série de parcerias estratégicas que a healthtech consolidou com grandes players no mercado que complementam suas soluções, como por exemplo prontuário eletrônico, prescrições eletrônicas, e infraestrutura cloud para entrega no modelo SaaS, dentre outras soluções que geram alto valor agregado à cadeia de atendimento ao beneficiário.

Todos os serviços são entregues aos pacientes e médicos pelo SuperApp, que congrega todas as soluções em uma única experiência e são controlados e geridos pelo SGPS (Sistema de Gestão de Planos de Saúde) NucleOS, que possui uma série de módulos que controlam toda a cadeia interna de fluxos e processos da operadora, para garantir que o beneficiário será atendido corretamente e todas as áreas de negócio terão o sucesso em suas atividades.

De acordo com o CTO da Unio Digital, Emerson Tobar, a empresa acredita que a eficiência e produtividade só são alcançadas de fato, quando há o uso de novas tecnologias robustas e inovadoras aliadas a parcerias que permitem a complementariedade das soluções, para gerar uma experiência digital para todos os usuários, sejam do backoffice das operadoras ou os pacientes. “A gestão de um plano de saúde é complexa e possui muitos processos que precisam ser automatizados para garantirmos maior controle e melhor experiência para os usuários das nossas soluções. Desde a venda de um plano de saúde até a execução de uma consulta ou procedimento médico, passando pelos processos de autorização de procedimentos, análise de contas médicas, geração de eventos de cobrança e pagamento, todos são extremamente complexos, cheios de regras e regulamentações”, explica ele.

A esse fluxo serviços médicos digitais, Tobar diz que devem ser acrescentados recursos como prontuário, prescrição eletrônica e telemedicina. “Tudo integrado e em uma única solução totalmente digital, tudo fluído, em um clique e na palma da sua mão. Certamente a cobertura de ponta a ponta é o grande diferencial que será experimentado pelos nossos clientes e isso só é possível graças a tecnologia adotada nas nossas soluções”, afirma.

Para a empresa, a adoção de tecnologia de ponta permitiu que as integrações necessárias fossem promovidas sem nenhuma dificuldade. Isto porque disponibilizam um completo ferramental para desenvolvimento compartilhado e colaborativo que permite que os parceiros, e até mesmo os próprios clientes, criem novas funcionalidades e integrá-las nas soluções padrões do sistema por serem nativamente API based e mobile first. A empresa investe um valor expressivo em pesquisa e desenvolvimento dessa plataforma, além da implementação de novas soluções e funcionalidades que atendam ao negócio de seus clientes.

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