quarta-feira, abril 24, 2024
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Dasa usa inovação para criar geração de valor sustentável

por Redação
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“Tecnologia, inovação, algoritmos e inteligência artificial são essenciais para a composição de um novo modelo de negócios em saúde. Eles têm uma contribuição valiosa na experiência do consumidor, assim como na mitigação de desperdícios de recursos, no aumento da qualidade de vida do paciente e no apoio ao médico, que passa a clinicar de maneira ainda mais personalizada, com informações relevantes para tomada de decisão e desfecho clínico eficiente e assertivo”, diz Victor Gadelha, head de Inovação em Saúde da Operação de Hospitais da Dasa, que junto com Izabel de Magalhães Barreto, gerente executiva de CX/Design na Dasa, participaram da mostra no Rio2C para apresentar como a tecnologia e a inovação trazem benefícios para o âmbito da saúde e para a relação médico-paciente.

Ambos os executivos concordam que a transformação digital por qual a área de saúde vem passando, está movendo o sistema para geração de valor, entregando pequeno features que vão crescer exponencialmente em conexões e operação com dados, possibilitando um cuidado mais preventivo, preditivo e sustentável, além de uma jornada mais eficiente para as pessoas e para o setor.

Victor Gadelha

“A integração de sistemas com dados do paciente e outras inovações têm transformado o setor da saúde para uma experiência phygital: que busca não ser fragmentada e episódica, mas com foco na jornada integrada, explica Gadelha.

Para liderar essas tendencias, a Dasa criou área de CX/Design que está estruturada em Human Insights, que entende os movimentos e as tensões culturais e sociais; Design, que desenha os melhores serviços e pontos de contato físicos e digitais; e Experience Metrics, que garante a mensuração da experiência de acordo com a estratégia de geração de valor. “Uma área que agrega cerca de cerca de 200 pessoas, inclusive para testar acessibilidade. Tem pessoas com deficiências dentro do time que ajudam a construir essas experiências, quais a evoluções que se precisas ter, mapeando gaps que precisa melhorar, novos projetos 100% acessíveis, como por exemplo, tablets com libras, para que as pessoas com deficiência dizerem que estão sentido”, explica Izabel.

Izabel de Magalhães Barreto

Além disso, o uso do CX/Design na pandemia foi potencializado, devido ao aumento do uso de tecnologia e de telas para conexão. O time da Dasa é capaz de desenhar soluções para as diferentes jornadas de usuários, com todos os tipos de urgências e necessidades de cuidado à saúde.

Outra iniciativa é o DasaInova, um time dedicado exclusivamente à inteligência artificial, criando modelos, validando algoritmos e integrando dados para conferir mais agilidade e assertividade aos laudos de exames, além de melhorar produtividade, reduzir custos, automatizar atividades operacionais e oferecer informações em tempo real. Atualmente, são 27 algoritmos em funcionamento e há outros diversos em andamento.

A inovação é um tema presente na estratégia da companhia, tanto que a Dasa é parceira da Arterys, no Vale do Silício, e foi a primeira empresa do setor na América Latina a integrar, desde 2018, o Center for Clinical Data Science (CCDS), da Universidade de Harvard, em soluções para criação e validação de algoritmos de inteligência artificial.

Uma dessa inovações é que permite a detecção de vasos do coração alterado, que pode dar informações de forma imediata num eventual caso de enfarte para a tomada de decisão da equipe médica, enquanto os exames específicos, que são mais demorados, ficam prontos. “Estamos fazendo muitas provas de conceito”, enfatiza dr. Gadelha

Nav

Em consonância com essa inciativas, a Dasa já havia lançado em 2021 o Nav, plataforma de saúde digital que acompanha a jornada, empodera e facilita a vida das pessoas, promovendo soluções e uma saúde integrada, ágil e sem complexidade. Entre seus diferenciais estão, a disponibilização para pacientes e médicos de todo o histórico de saúde (respeitando à Lei Geral de Proteção de Dados), acesso imediato a consultas por telemedicina e agendamento facilitado de procedimentos.

A integração de serviços físicos ou digitais possibilita ao paciente realizar uma teleconsulta e imediatamente ser conectado com o sistema de agendamento de exames ou até com uma consulta presencial, por exemplo. Hoje, são mais 2 milhões de usuários e mais de 20 mil médicos e profissionais da saúde.

O Nav também notifica pacientes que estão com exames de rotina atrasados, propondo uma abordagem mais proativa de saúde. Durante a pandemia, por exemplo, mais de 3 milhões de mulheres ficaram sem fazer exames de prevenção de câncer de mama. Foram alertadas durante o Outubro Rosa de 2021, e 310 mil se beneficiaram com essa jornada integrada.

No Nav Pro, a versão da plataforma para profissionais de saúde, o sistema coleta todas as informações, aplica algoritmos de predição e apresenta para o médico os insights clínicos. Pouquíssimas ferramentas no mundo inteiro que têm essa capacidade de entender a situação clínica do paciente. Além disso, a partir da experiência da pessoa com os serviços da Dasa, os algoritmos de predição identificam riscos futuros, além de quem são os indivíduos com maiores riscos.

A abordagem da Dasa está no binômio high tech + high touch, funcionando numa estrutura de healthtech, que conecta players por meio do uso inteligente de informações integradas e interoperabilidade de sistemas. Esse formato de operação contribui para reinvenção da forma de desenvolver soluções para os pacientes. O resultado é uma abordagem mais humanizada e com foco na medicina preditiva e preventiva.

Startups

A Dasa vem acelerando seu processo de transformação digital e a busca pela disrupção, por meio da criação de uma nova e exclusiva área de Engajamento com Startups, que tem como meta engajar até 100 startups no portfólio da empresa até o final desse ano, além de ampliar a eficiência operacional e melhorar a experiência em saúde de médicos e pacientes, através de um amplo leque de iniciativas, que leva em consideração diferentes níveis de maturidade de cada negócio engajado.

A nova área é parte da estrutura de Estratégia e foi pensada para reforçar e ampliar a capacidade de inovação da rede.  Além de ter uma equipe 100% dedicada e exclusiva, o time de Engajamento com Startups da Dasa conta com o apoio multidisciplinar das áreas de Inovação Assistencial, Tecnologia Hospitalar, Inovação Laboratorial, Inteligência Artificial e M&A.

 

 

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