Outubro é um mês importante para as mulheres em todo o mundo – e é um momento de integração em que as comunidades, agentes da saúde e marcas se unem para apoiar e promover a educação e conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
Como parte desse movimento, a Intimissimi, marca italiana de lingerie, e a ONG América Amigas uniram forças com o Snapchat, popular aplicativo de comunicações visuais, para lançar uma campanha imersiva especial de realidade aumentada (AR).
A campanha foi criada para conscientizar os Snapchatters sobre a importância do autoexame, do diagnóstico precoce e a importância da saúde e bem-estar das mulheres em todo o Brasil. Ela oferece uma experiência única e imersiva por meio de uma lente de realidade aumentada especialmente desenvolvida para essa importante ocasião, e estará disponível no Snapchat durante todo o mês de outubro.
“Temos orgulho de proporcionar às mulheres brasileiras uma experiência tão importante e educativa que apoia sua saúde e bem-estar. Esta iniciativa demonstra o nosso compromisso em capacitar as mulheres com o conhecimento necessário para proteger as suas vidas. Juntamente com o Snapchat e a América Amigas, estamos facilitando a jornada de prevenção do câncer de mama e promovendo a confiança” disse Alvaro Gutierrez, country manager do Grupo Calzedonia Brasil, do qual controla a marca Intimissimi no país.
Por meio da tecnologia de realidade aumentada, essa experiência ajuda as Snapchatters a identificar os principais pontos que as mulheres devem tocar durante o autoexame de mamas. Essa ferramenta educacional e informativa conhecida como “body track”, permite que as mulheres aprendam de forma prática e intuitiva como realizar o exame de toque, uma prática crucial para a detecção do câncer de mama.
Marta Fuste, LATAM Market Lead na Snap Inc., explica que parcerias como essas visam criar impactos positivos na sociedade tipo de parceria tem como objetivo criar impactos positivos na sociedade, pois quando a realidade aumentada é utilizada para promover conscientização sobre questões de saúde, se torna uma ferramenta poderosa de educação e empoderamento. “O Snapchat, com seu alcance e interatividade, oferece um ambiente ideal para alcançar um público amplo e envolvê-lo de forma eficaz. Essa iniciativa demonstra o poder da tecnologia em nossas vidas, promovendo mudanças reais e ajudando a construir um futuro mais consciente e saudável.”
Andréa da Veiga Pereira, presidente da ONG Américas Amigas, também fala um pouco sobre essa ação. “Ano a ano a Américas Amigas tem intensificado sua atuação para promover acesso à detecção e ao diagnóstico do câncer de mama entre mulheres, homens e pessoas trans em situação de vulnerabilidade social. Chegamos a mais de 1.200.000 de mamografias realizadas nos mamógrafos doados pela Américas Amigas e doamos mais de 70 mil exames de detecção e diagnóstico de câncer de mama. Visando a melhora da qualidade dos exames, promovemos mais de 35 mil horas de capacitação e treinamento para profissionais que atuam na área de câncer de mama de Hospitais públicos e filantrópicos. Todo esse trabalho tem sido realizado graças ao apoio de pessoas e empresas, como a Calzedonia/Intimissimi, que nos ajudam na luta contra o câncer de mama.”, completa.
Como utilizar a lente
Usando a câmera no aplicativo Snapchat, a usuária será exposta à lente do celular e, após alguns segundos, o app pedirá que a pessoa faça ações, apresentando pontos de luz rosa nos locais a serem tocados – ensinando de forma didática como fazer o autoexame nas mamas.
Para experimentar a lente de RA, basta escanear o Snapcode abaixo usando o aplicativo Snapchat, disponível para download gratuitamente na Apple Store e na Google Store.