sexta-feira, abril 26, 2024
Home Inovação SleepUp e Samsung criam solução para tratamento personalizado da insônia

SleepUp e Samsung criam solução para tratamento personalizado da insônia

por Redação
0 comentário

A SleepUp, primeira plataforma de terapia digital para distúrbios do sono da América Latina, lança nova versão de aplicativo com integração automática de sua terapia digital, que conta com dados registrados pelos dispositivos da Samsung. A atualização permite que alguns sinais biométricos como passos, batimentos cardíacos, estágios do sono e tempo total de sono, sejam utilizados como parâmetros em seus algoritmos proprietários, todos após o consentimento do usuário. Dessa forma, os dados sobre atividade física, esforço cardiorrespiratório, arquitetura do sono e tempo de sono real serão usados na personalização da terapia, e no preenchimento automatizado do diário do sono, proporcionando mais facilidade e organização das informações necessárias para melhor acompanhamento e tratamento.

O monitoramento do sono tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos. De acordo com as pesquisas realizadas pela SleepUp, 55% das pessoas no Brasil monitoram o sono através de tecnologia atualmente, sendo o smartphone o dispositivo mais utilizado com esse objetivo, com 31%, seguido dos smartwatches/pulseiras inteligentes, com 12%.

Temáticas como consumerização da saúde e internet das coisas são tendências globais que influenciam na motivação das pessoas para monitorar o sono. A SleepUp prioriza seguir com desenvolvimento de algoritmos proprietários de monitoramento do sono e integração de dados biométricos com tratamento e desfecho clínico de doenças crônicas.

“Essa integração é fundamental para que a inserção de dados se torne semiautomatizada, com o consentimento do usuário, e para que ele tenha acesso a dados objetivos sobre a qualidade de seu sono. Tal atualização possui uma relevância clínica expressiva, visto que é comum que o paciente tenha uma percepção distorcida sobre a qualidade e quantidade do sono. Para entendermos as causas e definirmos a melhor jornada terapêutica, essa informação é fundamental”, explica Ksdy Sousa, psicóloga técnica responsável da SleepUp e especialista em sono.

A SleepUp possui expertise e funcionalidades suficientes que auxiliam a interpretar os dados de forma clínica, além de correlacionar estes dados a outros recursos da plataforma. “Atualmente, existem inúmeros dispositivos de monitoramento do sono, mas, infelizmente, muitos não têm validação em relação à polissonografia, que é considerado o padrão ouro para diagnóstico do sono, podendo levar a interpretações distorcidas, principalmente os produtos que usam sensores do smartphone. Por isso, fizemos questão de avaliar o dispositivo da Samsung, o Galaxy Watch3, e os resultados obtidos foram satisfatórios em pessoas saudáveis”, comenta Gabriel Pires, médico diretor de pesquisa clínica da SleepUp.

A SleepUp iniciou sua parceria com a Samsung em julho de 2020, quando foi selecionada para participar do Samsung Creative Startups, programa de aceleração e fomento da empresa. “A Samsung teve participação expressiva tanto com o investimento para produção do nosso MVP [versão mínima do produto], como para validação do problema e da solução, etapas que foram primordiais para garantir o crescimento do negócio”, comenta Renata Bonaldi, CEO da SleepUp.

“Para a Samsung, é importante contribuir com o desenvolvimento de empresas que buscam elevar a qualidade de vida das pessoas. Estamos muito animados com essa parceria com a SleepUp, pois observamos o potencial da healthtech desde o primeiro contato que tivemos e, agora, temos a oportunidade de atuar juntos no controle e combate a um problema de saúde tão significativo, que é a insônia”, afirma Paulo Quirino, gerente de inovação da Samsung.

Alvaro Taiar Jr que representa o grupo de Investidores da Poli Angels no conselho da SleepUp avalia que essa parceria reforça a estratégia definida pelos “founders” de unir o melhor do software da SleepUp com os melhores hardwares disponíveis no mercado e que tenham alcance global para facilitar a expansão da SleepUP com funcionalidades equivalentes em todos os países.

Para acessar a nova funcionalidade, basta baixar a última versão disponível da SleepUP nas app stores pelo seu smartphone e habilitar a função. Os dados serão captados automaticamente, sem a necessidade de pareamento, e o usuário poderá acompanhar os gráficos e orientações personalizadas pelos relatórios que estão disponíveis nas versões gratuitas e pagas.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside