A healthtech Horuss AI anunciou uma parceria inédita com a Unimed São José dos Campos, que possui cerca de 125 mil vidas em sua carteira, incluindo clientes como a Embraer. O acordo tem como objetivo aplicar soluções de inteligência artificial (IA) para otimizar a eficiência operacional e promover ganhos assistenciais por meio da análise de dados clínicos, financeiros e administrativos.
Fundada pelos sócios Joel Rennó Jr., Dr. Pedro Batista e Dr. Rafael Canineu, a Horuss AI atua com tecnologias de IA generativa e tradicional voltadas para o combate a desperdícios, abusos, fraudes e à imprevisibilidade de custos no setor de saúde. A parceria inclui a utilização de três produtos da startup: Data Horuss, Mapa de Saúde e Modelo Preditivo de Risco de Saúde.
Segundo a Horuss, em menos de 30 dias, a plataforma foi capaz de unificar e estruturar todos os bancos de dados da Unimed São José dos Campos, gerando insights relevantes que já contribuem para a redução de custos e melhoria da qualidade assistencial.
“Liderada com brilhantismo pelo Dr. Fabio Baptista, esta é uma cooperativa que está na vanguarda da tecnologia e conta com uma equipe bastante qualificada e aberta à inovação. Por meio do uso de alguns de nossos produtos, já entregamos por exemplo uma estratificação completa de toda a população da carteira com base em riscos específicos e complexidades, permitindo, assim, uma alocação de recursos ótima por parte do cliente que agora pode antecipar com alta sensibilidade ações para que determinados grupos permaneçam saudáveis ao invés de adoecerem e se tornarem custos futuros. E tudo isso sempre atualizado em tempo real”, afirma Joel Rennó Jr., CEO e cofundador da Horuss AI.
A aplicação da tecnologia também possibilitou identificar clientes com exames de mamografia em atraso. Com isso, a equipe médica passou a acionar esses pacientes de forma proativa, orientando sobre a necessidade de consultas ou exames preventivos.
“Somente com esse feature de um de nossos produtos, a cooperativa pode agora obter ganhos líquidos mensais de mais R$ 1 milhão de reais através da antecipação e prevenção efetiva apenas no que diz respeito ao câncer de mama”, destaca Dr. Pedro Batista, cofundador da Horuss AI.
Para o presidente da Unimed São José dos Campos, Dr. Fabio Baptista, a análise de dados com uso de IA representa um marco no modelo assistencial. “Para prevenir de maneira abrangente e precisa é necessário predizer os eventos, analisar os dados e reconhecer os padrões para então calcular todas as possíveis repercussões futuras. Com a tecnologia da Horuss AI, conquistamos agora essa capacidade preditiva com intuito de tornar nossa qualidade assistencial ainda mais eficaz e personalizada”, ressalta.
Com um ano e meio de operação, a Horuss AI já contabiliza quase 3 milhões de vidas em sua carteira, com clientes entre operadoras de saúde, cooperativas Unimed e autogestões.
“Nosso objetivo é sempre obter excelentes resultados para nossos clientes, maximizando, dessa forma, os benefícios financeiros e assistenciais de curto, médio e longo prazo. Nosso sucesso sempre será medido pelo sucesso dos nossos clientes”, conclui Joel.