NewsNewsletter

Healthtech lança exame que detecta mais de 30 tipos de HPV

0

A testfy, healthtech cujo sistema conecta serviços laboratoriais em modelos acessíveis de coleta, acaba de lançar o exame HPV30, capaz de detectar 30 tipos virais de alto e baixo risco oncogênico mais prevalentes, que podem infectar o tecido anogenital. Neste procedimento, a coleta é facilitada e menos invasiva, podendo ser feita por profissional da saúde ou pela própria pessoa, obtendo o material pela inserção da escova no canal vaginal ou anal.

O exame realizado por metodologia inovadora e sensível (Microarray), analisa a expressão gênica de marcadores intracelulares associados a proteínas virais. O laudo fica pronto em até 8 dias.

Recentemente, a ACS (Sociedade Americana para o Câncer) publicou as novas diretrizes para o rastreamento do câncer de colo uterino, fundamentada na testagem HPV, agente causal da doença, como rastreamento primário, indicando o tradicional Papanicolaou (citologia oncótica) como co-teste e indicado quando o teste de HPV não estiver disponível.

“Esta nova orientação foi implantada porque o Papanicolaou não é um exame preventivo; quando seu resultado está alterado, ele já indica uma condição instalada. Por outro lado, a tipagem do HPV tem caráter de prevenção porque permite intervenção médica antes do surgimento da primeira lesão, afirma Gustavo Janaudis, CEO da testfy. Ele esclarece que o procedimento permite que a pessoa infectada obtenha o melhor monitoramento e avaliação de risco da doença pelo médico especialista, na prevenção efetiva do câncer de colo de útero e outros tipos de câncer.

Segundo Janaudis, os exames disponíveis atualmente no Brasil para identificação do HPV apenas apresentam o resultado como positivo ou negativo, mas não identificam o tipo. “A tipagem específica do HPV é importante também por conta do advento da vacina, para testar sua cobertura e eficácia”, diz o executivo. Ele lembra que existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, sendo que, destes, 13 são considerados de alto risco oncogênico e podem apresentar maior chance de provocar infecções persistentes e estar associados a lesões precursoras e a neoplasia.

O HPV30 é indicado para mulheres entre 25 e 65 anos e homens que apresentem sintomas da doença ou lesões. O exame está disponível para o Brasil todo pela plataforma digital testfy e a análise é realizada por um dos laboratórios credenciados, ao preço de R$ 490.

Clube do Pharma facilita a jornada de compra da farmácia

Artigo anterior

Maior atenção à saúde primária pode tornar planos de saúde mais acessíveis

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News