Home News Hospital Ana Nery acelera transformação e chega a 90% de processos digitalizados

Hospital Ana Nery acelera transformação e chega a 90% de processos digitalizados

por Redação
0 comentário

É possível tornar as tomadas de decisão mais estratégicas no dia a dia das instituições de saúde? Para  a Pixeon, empresa de sistemas de gestão para negócios na saúde, a resposta é sim e pode ser exemplificada com a trajetória do Hospital Ana Nery, que há 15 anos utiliza soluções da empresa para avançar na transformação tecnológica e, desde então, já digitalizou 90% dos seus processos. “Um dos principais indicadores que usamos para medir o sucesso de nossas soluções são os resultados obtidos por nossos clientes. Nesse aspecto, acreditamos que a parceria com o Ana Nery exemplifica perfeitamente como a tecnologia pode transformar a operação de uma instituição de saúde”, pontua o CEO da Pixeon, Felipe Clemente.

O Hospital Ana Nery, referência no estado da Bahia em procedimentos de alta complexidade, é uma unidade geral, de grande porte, com assistência terciária, que  realiza atendimentos em regime de internação hospitalar, por demanda espontânea e referenciada para todo o Estado da Bahia, nas especialidades de clínica médica,  cirurgia geral, cardiologia clínica e cirúrgica (adulto e pediátrica), cirurgia vascular (adulto), nefrologia, transplante renal e cuidados intensivos. Atualmente, a instituição conta com mais de 90 setores e atende uma média de 6.500 pacientes por mês.

Em 2008, o hospital passou a utilizar o sistema de gestão para hospitais Pixeon Smart, ferramenta que pode ser utilizada em setores como atendimento, enfermagem, internação e gestão administrativa. Desde então, a instituição vem transformando suas operações com apoio das ferramentas digitais e, atualmente, possui 90% dos seus processos digitalizados.

De acordo com o gerente de TI do Hospital Ana Nery, Jackson Rodrigues, a tecnologia sempre fez parte dos pilares da instituição. “A digitalização era uma tendência crescente já em 2008 e a tecnologia sempre foi um dos pilares da nossa atuação. Porém, por ser um hospital público e de alta complexidade, nós tivemos diversos desafios para implantar um sistema de gestão hospitalar. Na Pixeon encontramos uma parceria que possibilitou essa implantação”, contextualiza.

Ao longo dos anos, o sistema de gestão utilizado pelo Ana Nery passou a ser utilizado de forma contínua e avançada, sendo uma ferramenta estratégica para a organização aperfeiçoar o  atendimento aos pacientes e os processos de outros setores, como o administrativo  e o financeiro. Com isso, a Pixeon conseguiu causar grande impacto no processo de transformação digital do hospital. “Com especificações definidas para a interoperabilidade dos módulos das áreas administrativa e assistencial, conseguimos garantir um aumento de eficiência, segurança, redução de custos além de melhorias nas tomadas de decisões por parte dos gestores. Em meio aos hospitais da rede pública, nós conseguimos nos diferenciar”, completa Rodrigues.

O CEO da Pixeon também celebra a parceria. “O processo de transformação digital não acontece de uma hora para a outra e o Hospital Ana Nery é a prova disso. Além da adoção das soluções, é preciso que haja uma mudança no ‘modo de fazer’ das atividades, que levem em consideração um ambiente mais digital. Graças a essa veia inovadora do hospital, conseguimos  explorar ao máximo nossas soluções e ajudar a instituição de forma próxima e personalizada. Ter a oportunidade de promover esse nível de digitalização em uma instituição de tanta importância mostra a força que o nosso trabalho tem”, pontua Clemente.

Pandemia: momentos desafiadores para o hospital

Março de 2020 marca o início de um dos momentos mais desafiadores já enfrentados pelas instituições de saúde a nível mundial. Passados três anos do início da pandemia de Covid-19, o setor vivenciou rápidas transformações, inclusive na esfera digital, sendo um dos principais exemplos a telessaúde. Em dezembro de 2022, foi aprovado o texto base do projeto de lei que autoriza a sua prática no Brasil, após anos de discussão sobre o tema.

No caso do Hospital Ana Nery foi possível perceber os impactos da adoção de soluções tecnológicas há 15 anos. “A pandemia mostrou como estávamos maduros com os nossos processos. Mesmo com todas as restrições, conseguimos manter nossas metas de cirurgias e atendimentos, utilizando teleconsultas para os pacientes de maior complexidade e que não tinham como comparecer à unidade”, explica Rodrigues. “Nosso corpo de funcionários já tinha um amadurecimento na utilização das ferramentas remotas, facilitando o andamento dos serviços”, diz.

Os serviços Pixeon contemplam diferentes áreas do Hospital Ana Nery. Entre as funcionalidades utilizadas, há o PACS, sistema desenvolvido para  armazenar imagens e facilitar a comunicação entre os setores das instituições médicas. O objetivo do sistema é atender todo o fluxo de trabalho das equipes de saúde, que vai da aquisição do exame até o diagnóstico.

No Hospital Ana Nery, o uso do sistema tem permitido a integração e a comunicação  entre equipes que não estão juntas. O recurso permite que os profissionais de saúde  discutam sobre um caso clínico à distância. Assim, o especialista é capaz de analisar as informações e a evolução do paciente, mesmo sem estar ao lado do seu leito. Isso  é possível, pois o sistema permite o acesso ao prontuário e exames realizados pelo paciente, via dispositivos móveis.

Outro serviço adotado pelo hospital é o prontuário eletrônico do paciente (PEP), uma tecnologia utilizada em instituições de saúde, no registro, armazenamento e controle digital das informações dos pacientes. Com a ferramenta é possível reduzir erros, otimizar recursos, ampliar a segurança e aperfeiçoar o atendimento nas clínicas e demais organizações médicas. Seu uso tem ajudado a manter a qualidade no registro  das informações do paciente, sendo uma das principais tecnologias da unidade. No prontuário eletrônico, os dados são registrados com maior fidelidade do que com  o modelo físico.

Redução no tempo de internação de pacientes

Com os serviços já implementados no dia a dia dos profissionais do Ana Nery, um questionamento surgiu: com tantos dados mapeados e gerados a todo o momento, como fazer a gestão de todas essas informações? Para resolver esse desafio, o hospital optou por usar indicadores com o objetivo de melhorar a performance dos seus 350 leitos. Para isso, escolheu e criou indicadores, mapeou a disponibilidade deles nas áreas mapeadas e treinou o time para saber como atuar em cada caso.

Com essa ação, o hospital conseguiu reduzir em 28% o tempo de internação dos pacientes de alta complexidade e registrou um aumento de 18% do volume total de cirurgias de alta complexidade. Além disso, em 2021 se tornou a primeira instituição de saúde que mais fez cirurgias de plástica valvar e/ou troca valvar no Brasil, a segunda em cirurgias de paratireoide e a terceira em angioplastias – tudo isso pelo Sistema Único de Saúde.

“Hoje em dia, conseguimos ter acesso a informações rápidas, confiáveis e centralizadas. A adoção de serviços tecnológicos como os da Pixeon nos permite tomar decisões estratégicas no dia a dia de trabalho, graças a esse conhecimento das informações que permeiam as atividades. Tudo isso foi, com certeza, um divisor de águas na nossa atuação”, finaliza Rodrigues.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside