De acordo com um novo relatório da consultoria Accenture, o crescimento da inteligência artificial (IA) e do ChatGPT está levando a transformações na ciência, nos negócios, na saúde e na sociedade, impactando positivamente a criatividade e a produtividade humanas. O estudo aponta que, com os avanços da tecnologia moderna, os pesquisadores continuam desenvolvendo vários tipos de IA usando-a para transformar diferentes sistemas e processos.
Segundo o relatório, 98% dos executivos globais concordaram que, nos próximos três a cinco anos, as estratégias de suas organizações envolveriam modelos básicos de IA. E, em meio ao crescente destaque da IA, o ChatGPT é um serviço que continua ganhando reconhecimento por realizar vários tipos de tarefas em vários setores, um dos quais é o de saúde. O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural impulsionada pela IA.
Em fevereiro, pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts (MGH) e a AnsibleHealth, fornecedora de uma plataforma para assistência virtual a pacientes com doenças respiratórias crônicas, descobriram que o ChatGPT pode ser aprovado no Exame de Licenciamento Médico (USMLE) dos Estados Unidos. Junto com isso, a pesquisa indicou que a ferramenta poderia impactar a educação médica.
De acordo com o relatório da Accenture, 42% das empresas manifestaram interesse em fazer um grande investimento no chatbot de inteligência artificial neste ano. Soluções como essa têm o potencial de transformar as práticas do setor. No entanto, existem certas etapas que podem maximizar as habilidades da IA. Isso inclui manter uma meta voltada para os negócios, priorizar pessoas, preparar dados proprietários suficientes e fazer investimentos apropriados em infraestrutura de tecnologia, arquitetura, modelo operacional e estrutura de governança.
No entanto, o crescimento do ChatGPT também traz questões sobre a responsabilidade no uso da IA, especificamente em relação aos riscos legais, éticos ou de reputação que podem estar envolvidos. O relatório sugere a criação de controles de avaliação de risco no estágio de design e a implementação de princípios de IA responsável em toda a empresa. O relatório conclui que reinventar o trabalho para permitir que a IA ganhe um lugar valioso seria do interesse de uma empresa.
O uso de IA e ChatGPT na área da saúde continua a crescer à medida que os pesquisadores descobrem as várias maneiras de fornecer suporte. Por exemplo, os pesquisadores escreveram no Cureus Journal of Medical Science, em março que o ChatGPT poderia responder a perguntas de primeira e segunda ordem de acordo com o currículo de educação médica baseada em competências (CBME) para microbiologia.
Os pesquisadores observaram que uma das principais razões para este estudo foi devido à evidência limitada relacionada às habilidades do ChatGPT para responder a perguntas de conhecimento de primeira e segunda ordem. Este estudo envolveu autores que prepararam seis questões de conhecimento de primeira e seis de segunda ordem de acordo com os oito módulos. Eles definiram questões de conhecimento de primeira ordem como mais diretas e questões de conhecimento de segunda ordem como mais complexas.
Após análises de validade de conteúdo e inserção no ChatGPT, eles descobriram que o chatbot de inteligência artificial atingiu uma precisão geral de 80%, com diferenças limitadas em sua capacidade de responder aos dois tipos de perguntas. Essas descobertas os levaram a concluir que o ChatGPT poderia responder a ambos os tipos de perguntas relacionadas à microbiologia.
Outro estudo de março descobriu que o chatbot forneceu informações precisas quando questionado sobre possíveis mitos e equívocos sobre o câncer. Os pesquisadores retiraram perguntas da página da web “Common Cancer Myths and Misconceptions” do National Cancer Institute (NCI) dos EUA para orientar este estudo, comparando as respostas do NCI com as fornecidas pelo ChatGPT.
Após a revisão, eles descobriram que a porcentagem de concordância geral para precisão foi de 100% para respostas NCI e 96,9% para respostas ChatGPT. Apesar dessa alta porcentagem, os pesquisadores observaram que a linguagem do chatbot geralmente não era clara, o que significa que os usuários podiam interpretar informações incorretamente.