Pharbox chega com a promessa de entregar remédios em até 25 minutos

A Pharbox, empresa especializado na entrega de medicamentos em domicílio, chega ao mercado com o objetivo de acabar com o problema de demora do delivery de remédio aos clientes. A farmatech garante entregas em até 25 minutos — com fretes reduzidos — ou a possibilidade de retirada de medicamentos em lojas autônomas próximas de onde o cliente estiver.

A startup se propõe a operar como um entreposto avançado para as redes de farmácias, com 15 mil produtos que costumeiramente ficam atrás das prateleiras, assegurando entregas rápidas, além do armazenamento e transporte feitos conforme as normas da Anvisa – o que não ocorre com aplicativos de entrega genéricos.

“As grandes redes de farmácias não têm uma solução logística para o delivery. Nunca foi interesse dos grandes conglomerados digitalizar a operação, porque muitas redes têm parte de seu faturamento ligado ao aluguel dos imóveis”, comenta o CEO da Pharbox, Silvio Pereira Junior (foto acima), empresário com mais de 30 anos de atuação no atacado farmacêutico. “Hoje, grandes players do mercado brasileiro de medicamentos conseguem realizar a entrega em até quatro horas ou só no dia seguinte. Se a pessoa estiver com fome, pede um hambúrguer e recebe em 20 minutos. Mas, se ela estiver doente, com dor, precisa sair de casa para comprar medicação. É um contrassenso.”

A solução da Pharbox para a equação do delivery de medicamentos baseia-se em dois formatos de bases operacionais e de distribuição: os hubs e as lojas autônomas. Contêineres de 25 metros quadrados que servem como dark pharmacies (dark stores farmacêuticas), os hubs têm raio de ação de 20 quilômetros. A qualquer hora do dia, ao efetuar uma compra pelo aplicativo da Pharbox, o cliente recebe os produtos enviados do hub mais próximo em até 25 minutos.

Espécies de commodities farmacêuticas, os produtos disponibilizados nos hubs incluem comprimidos para dor de cabeça, febre e indigestão, que em 2021 representaram um terço das vendas das farmácias, em um montante de R$ 20 bilhões. O sistema elimina a necessidade de presença física de farmacêuticos — a orientação aos pacientes ocorre de forma remota. No caso de medicamentos que necessitam de receita, os documentos poderão ser enviados via o app e analisados pelos farmacêuticos.

Sistema inclui farmácias autônomas

A Pharbox é fruto de um investimento de R$ 5 milhões em plataforma, infraestrutura e marketing. Ela conta com aplicativos ]para consumidor, gerenciamento de entregadores e lojas autônomas, além de um software para integração dos apps.  O transporte é feito por entregadores cadastrados na plataforma. Além de entregar as vendas realizadas diretamente pelo aplicativo, os hubs permitem que redes de farmácias comercializem e entreguem, por meio de seus próprios apps e e-commerces — nesses casos, os produtos e as entregas são da Pharbox, que recebe comissões sobre os valores transacionados.

Há ainda a possibilidade de as redes que não dispõem de equipes próprias de entrega ou que não contam com parcerias logísticas comercializarem seus próprios produtos, utilizando o sistema de entrega da Pharbox, garantindo assim a entrega ao consumidor em até 25 minutos.

Pensadas e desenvolvidas para estarem dentro de hospitais, estacionamentos, redes de laboratórios, condomínios residenciais e empresariais e escolas, as lojas de autoatendimento da Pharbox são as primeiras farmácias autônomas do país. A escolha dos produtos e o pagamento são feitos pelo aplicativo.  O plano de expansão do modelo prevê a abertura de lojas autônomas franqueadas em todo o País — o custo de implantação fica em torno de R$ 150 mil.

Related posts

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

Grupo Vivhas cresce e expande operações em seu primeiro ano de atividade

Oral Sin investe em tecnologia para potencializar gestão e experiência do paciente