InovaçãoNews

Joinville terá software para coleta de dados epidemiológicos

0

Joinville conta com uma plataforma epidemiológica para agilizar a coleta de dados de pacientes e informações de saúde para realização de testes sobre o Covid-19 e outras doenças. O projeto foi desenvolvido por um grupo de voluntários da Tupy e da parceira Envolti, além da Neogrid/Sercompe Datacenter, que disponibilizou a infraestrutura para hospedar o site. O software começou a ser utilizado na semana passada no Centro de Triagem localizado na Associação da Tupy e no início de junho estará em funcionamento nas unidades de saúde.

O sistema é administrado pela Secretaria de Saúde do município. Com a adoção de testagem em massa, a plataforma é de extrema importância tanto para apresentar aos profissionais de saúde qual o melhor procedimento no atendimento individual dos pacientes, quanto para o acompanhamento da evolução da disseminação do vírus na população. Os órgãos oficiais de saúde passam a ter acesso a dados como número de testes aplicados, quantos foram positivos ou negativos, faixa etária, sexo, região etc., fundamentais para tomadas de decisões estratégicas.

Com a parceria da Tupy e Envolti, Joinville conseguirá lançar esses dados em um único ambiente que fará o envio para os órgãos de saúde de forma instantânea, gerando assim informações oficiais e evitando a subnotificação dos casos. “A doação do conhecimento técnico, a habilidade dos envolvidos e a agilidade na entrega foram fatores primordiais para um projeto dessa magnitude, que foi entregue em tempo recorde. A Secretaria da Saúde de Joinville agradece aos envolvidos”, destaca o secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva.

O projeto de desenvolvimento, coordenado pelos profissionais da Tupy com apoio dos parceiros, foi desenvolvido em apenas 10 dias com o trabalho voluntário de seis profissionais envolvidos diretamente na preparação da infraestrutura, desenvolvimento do site e gerenciamento do projeto.

Covid-19: indústria aumenta produção nacional de respiradores hospitalares

Artigo anterior

Digisystem e Elsevier anunciam parceria para aprimorar segurança ao paciente

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar