Home News Outubro Rosa: Grupo Skill apoia saúde mental de colaboradoras com câncer de mama

Outubro Rosa: Grupo Skill apoia saúde mental de colaboradoras com câncer de mama

por Redação
0 comentário

Durante o tratamento oncológico, cuidar da saúde mental também é um aspecto crucial. Afinal, esse é um período marcado pelas instabilidades emocionais que, quando não tratadas, podem acarretar o desenvolvimento de um quadro depressivo. E, considerando que outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama – o qual, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo – reforça-se a importância de discutir esse tema também nas rotinas das organizações. 

De acordo com um estudo publicado no British Medical Journal, cerca de 45% das mulheres já relataram algum grau de depressão ou ansiedade dentro de um ano após o diagnóstico de câncer de mama. Visando prestar apoio para colaboradoras que estejam em fase de tratamento, o Grupo Skill, empresa especializada na prestação de serviços com desenvolvimento de tecnologias nas áreas de contabilidade, fiscal, financeiro e gestão de pessoas, desenvolveu o Programa de Saúde Mental, que visa cuidar do bem-estar mental e desenvolvimento da equipe em prol de reduzir casos de transtornos mentais. 

A iniciativa foi criada em função dos resultados da pandemia de Covid-19 que, segundo a OMS, aumentou a prevalência global de ansiedade e depressão. E, como o previsto, a crise sanitária também afetou diversas áreas da saúde, entre elas a oncologia. Segundo um estudo do Grupo Oncoclínicas, devido às restrições de proteção ao vírus, ocorreu a baixa realização de exames preventivos à doença, desencadeando um aumento de pessoas sendo diagnosticadas em estágio 4 (considerado avançado), além da diminuição de mulheres em estágio inicial. 

Tendo em vista este contexto, o Grupo Skill implementou o programa com o intuito de oferecer suporte para que os membros da equipe tenham uma vida pessoal e profissional mais feliz e saudável, de forma que se sintam motivados e realizados em seus trabalhos e contem com o apoio da empresa nessa jornada, como explica Priscila Aguiar, especialista em comportamento humano do Grupo Skill. “Nossa empresa sempre voltou o seu olhar cuidadoso para as pessoas, com empatia e humanidade. Com os nossos colaboradores, não seria diferente. Por isso, criamos essa frente para ser mais uma ação da organização em prol dos cuidados da saúde mental durante o ano todo”, pontua. 

Na prática, o Programa de Saúde Mental consiste em um conjunto de iniciativas voltadas para a equipe, como palestras abordando temas de saúde mental; treinamentos comportamentais; dinâmicas de grupo; suporte psicológico para todos os colaboradores que quiserem e precisarem; meditação Mindfulness Funcional; treinamentos aos líderes; reuniões com as lideranças para a elaboração do plano de ação para desenvolvimento de seus colaboradores semestralmente; plano de desenvolvimento individual para os profissionais; além de ações internas como textos informativos e atividades para abordar temáticas de suicídio, câncer de mama, próstata, entre outros que acontecem mensalmente. 

Para Viviam Posterli, vice-presidente do Grupo Skill, a iniciativa é mais uma forma de a organização mostrar o seu empenho e cuidado com a equipe. “A empresa que não apresenta recursos ligados à saúde mental dos seus colaboradores e, consequentemente, não se atenta a um planejamento acerca deste tema, dificilmente conseguirá manter bons profissionais e crescer exponencialmente. Além disso, ao prestarmos apoio para aqueles que também estão enfrentando um tratamento oncológico, é mais uma forma de oferecermos cuidado e empatia nessa fase, criando ali um porto seguro”, destaca. 

Através da iniciativa, a empresa percebeu uma redução de casos de ansiedade e melhora significativa na qualidade de vida pessoal e profissional dos colaboradores. Dentre eles, está Sandra Carol Lopez, coordenadora de marketing que atua na empresa há mais de 20 anos e, há três, vem passando por um tratamento de câncer de mama. “O programa tem me ajudado a lidar com os diversos sentimentos e picos emocionais que afetam uma pessoa em tratamento de câncer, pois tenho ali um lugar seguro para expor o que sinto com total liberdade e criar um vínculo de abertura para recorrer sempre que preciso. Além disso, a área também tem me ajudado com a meditação e a lidar melhor com a minha ansiedade. Hoje, sinto total diferença na execução de atividades diárias e no meu rendimento profissional”, comenta. 

Ela ainda ressalta a importância do programa na empresa como um todo. “Infelizmente, mesmo sendo frequentemente abordada a importância dos cuidados com a saúde, ainda temos uma cultura que minimiza as emoções, sem se preocupar com os seus impactos. Por isso, as ações realizadas pelo Grupo Skill têm sido essenciais para ajudar na conscientização e auxiliar os colaboradores a identificarem sintomas que podem se tornar mais graves, e não se sentirem receosos ou envergonhados em pedir ajuda sempre que necessário, enxergando o espaço de trabalho não só como uma obrigação, mas também como uma rede de apoio”, destaca. 

Com os ganhos significativos já comprovados na saúde dos colaboradores, a empresa vem registrando um crescimento na procura pelo programa. “De acordo com o INCA, a expectativa é que, no Brasil, 74 mil casos da doença sejam detectados a cada ano do triênio 2023-2025, e os impactos disso também poderão ser refletidos nas organizações. Por isso, seguiremos cada vez mais firmes, nos empenhando para oferecer conforto e bem-estar aos nossos colaboradores, fazendo a diferença não apenas no trabalho e, principalmente, na vida dessas pessoas”, finaliza Priscila. 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside