InovaçãoNewsNewsletter

Projeto inovador usa telemedicina em UTI Virtual

0

Em meio ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a Aloo Telecom, uma das maiores operadoras de telecomunicações da região Nordeste, se prontificou e continua solidária no combate à doença com o propósito de oferecer o acesso da sua rede de fibra óptica para viabilizar o projeto inovador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Virtual do país, instalada em Maceió (AL). Até o momento, o projeto já atendeu 590 pacientes.

Cerca de 100 leitos de hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo assistidos em tempo real por profissionais especializados ao longo dos últimos dois meses desde a implantação do projeto, uma iniciativa do Hospital do Coração e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). A UTI Virtual suporta os principais hospitais do estado para atender somente pacientes testados positivos para a Covid-19.

O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), em Maceió, foi a primeira unidade pública de Alagoas a utilizar a UTI, sendo responsável por 85% dos atendimentos já realizados pelo projeto

Como funciona a UTI Virtual

A UTI Virtual consiste em conectar, por meio da telemedicina, profissionais especialistas em Unidade de Terapia Intensiva como infectologistas, pneumologistas, cardiologistas, fisioterapeutas e enfermeiros, às equipes que estão na linha de frente nos hospitais públicos no combate ao vírus, possibilitando a discussão dos casos, com som, imagens e visualização de exames com qualidade e em tempo real, além do acompanhamento de protocolos, segunda opinião e auxílio à decisão médica.

Implantada no Hospital do Coração, a estrutura da UTI Virtual conta com uma central de telemedicina, onde ficam alocados as equipes médicas especializadas e os analistas das áreas de logísticas e tecnologia da informação. Além de unidades remotas nos hospitais que permitem a visualização dos atendimentos e equipamentos que fornecem dados dos sinais vitais dos pacientes e das condutas médicas.

Pixeon lança nova versão da plataforma de IA focada no atendimento humanizado

Artigo anterior

Teste americano que detecta coronavírus em sete minutos chega ao Brasil

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar