InovaçãoNewsNewsletter

Pixeon lança nova versão da plataforma de IA focada no atendimento humanizado

0

Cada vez mais a área de Saúde demanda soluções versáteis e integradas, que proporcionem mobilidade, segurança e facilidade tanto para os profissionais do setor quanto para os pacientes. Para atender essa nova realidade, a Pixeon criou a Lumia, a nova versão da sua plataforma de Inteligência Artificial desenvolvida para proporcionar um atendimento eficiente e humanizado a pacientes.

Implantada de forma integrada e nativa às diversas soluções da empresa, a Pixeon Lumia automatiza e torna inteligentes os pontos em que o paciente entra em contato com as instituições de saúde. A plataforma é capaz de oferecer uma jornada de atendimento totalmente digital. Assim, alguém que procura uma clínica para fazer um exame, por exemplo, poderá ter contato com a inteligência artificial ao fazer agendamento, pode ser recepcionado por um robô ao chegar à clínica para fazer o exame e, depois, receber os resultados via whatsapp enviados pela própria Lumia.

A Inteligência artificial é uma das grandes tendências para a disrupção do setor da saúde, com benefícios tanto para os pacientes, quanto para os profissionais da área. A Pixeon acredita que, por meio de tecnologia, é capaz de contribuir para melhores serviços de saúde, tornar os processos mais eficientes e ao mesmo tempo comprovar a tese de que o atendimento humanizado é factível por meio de tecnologias inovadoras.

“A Lumia foi desenvolvida para ajudar instituições de saúde a alcançarem o próximo nível de eficiência e qualidade no atendimento e na atenção ao paciente. Ela melhora e acelera processos em que a atuação humana é repetitiva e operacional, liberando o profissional da saúde para atuar onde é mais necessário: no cuidado à vida” afirma Armando Buchina, CEO da Pixeon.

A companhia lançará a comercialização da oferta ao mercado no início de setembro no modelo SaaS (software as a service).

IA integrada com robôs

Com o lançamento da Pixeon Lumia, a empresa passa a oferecer também, como parte de sua solução de inteligência artificial para a Saúde, uma linha de robôs que podem ser usados tanto para a recepção de pacientes quanto para o suporte ao atendimento médico em hospitais. Dentre os recursos, a Lumia incorporada à robôs pode apoiar e assumir processos como televisita, teleconsulta, teletriagem, assistência beira-leito, além de outras possibilidades de monitoramentos e apoio aos profissionais médicos e enfermaria. Com uma plataforma segura, toda a transmissão é criptografada o que garante a integridade das informações trocadas durante a interação com o robô, que se conecta à prontuários eletrônicos, ficha dos pacientes, protocolos médicos etc.

“No atual momento de desafios e oportunidades, os robôs trazem grandes benefícios, como a possibilidade de comunicação de pacientes com familiares, enfermeiros e médicos de forma remota; e também, para os profissionais, de fazer triagens e análise de exames à distância”, explica Buchina.

A Pixeon resolveu doar 5 robôs de telepresença ao Hospital das Clínicas de São Paulo anunciado no último dia 12 de agosto. “Ainda em tempo de pandemia, estes robôs servirão ao propósito de automatizar teletriagem e televisita contribuindo no combate ao COVID-19, mas também passam a atuar em outros setores estratégicos do Hospital de forma continua e permanente após a crise, passando a fazer parte do cotidiano dos profissionais de saúde e pacientes.” completa o executuvo.

Modelos

Os robôs serão oferecidos pela Pixeon em dois modelos inicialmente – um totalmente autônomo, que é um robô humanoide capaz de reconhecer facialmente as pessoas, conectar ao seu prontuário, reconhecer qual o médico em atendimento e fazer conexões para teleconsulta e telemedicina. O outro modelo é chamado de telepresença, mais utilizado para implementações e uso em processos mais simples, mas garantindo o atendimento e visitas à distância com total interatividade de voz e vídeo on-line. A solução foi construída em parceria com a PluginBot, que possui uma plataforma para gerenciamento e integração de múltiplos robôs, permitindo que bases de conhecimento sejam replicadas e reproduzidas por diversos modelos de forma simples e intuitiva. Também desenvolve customizações e integrações com sistemas de gestão para que os robôs possam ser integrados às atividades do dia a dia do cliente.

“Inovar pela Vida é nosso mote e com esta parceria queremos acelerar a adoção de robôs na área da saúde, em um movimento que perdure e permaneça mesmo depois que essa pandemia acabar, ou seja, em caráter definitivo”, finaliza.

Fórum Saúde Digital 2020 acontece dia 2 de setembro

Artigo anterior

Projeto inovador usa telemedicina em UTI Virtual

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar