As fraudes em planos de saúde têm sido uma preocupação crescente no setor. Reembolsos sem desembolso, onde são reivindicados pagamentos por serviços não prestados ou não cobertos, representam uma ameaça significativa para a sustentabilidade dos planos de saúde e a qualidade dos serviços oferecidos aos segurados. Além disso, o estorno de valores debitados no cartão de crédito e o “Pix bate-volta” – em que o paciente recebe um Pix da clínica e devolve o valor simulando um pagamento -, são práticas que afetam negativamente o setor. De acordo com a Federação Nacional de Saúde Suplementar – FenaSaúde, o custo anual das fraudes pode ultrapassar R$ 28 bilhões, prejudicando diretamente a operação das clínicas e consultórios honestos.
Para combater essas problemáticas, a Tepmed desenvolveu uma tecnologia que viabiliza o financiamento de procedimentos médicos, assegurando que os pacientes possam receber os tratamentos necessários sem que isso afete suas economias.
“Estamos oferecendo às pessoas a possibilidade de financiar cirurgias, exames, atendimento médico e entre outros, garantindo que ninguém precise adiar ou cancelar tratamentos essenciais devido a limitações financeiras. A saúde deve ser uma prioridade e acessível a todos, assim como a compra de um carro ou de um imóvel”, afirma Fábio Hagime, CEO e fundador da Tepmed.
Além de facilitar a vida dos pacientes, a plataforma é uma solução confiável e eficiente para a gestão financeira na área da saúde. Ela oferece antecipação de recebíveis e garantia de fluxo de caixa estável, bancarização transparente em todos os processos, e estruturas rigorosas de compliance e segurança que garantem a conformidade com as regulamentações vigentes e a proteção contra fraudes.
O objetivo é transformar o gerenciamento financeiro no setor, não só agilizando processos, mas também assegurando a transparência e a segurança necessárias para que clínicas e hospitais possam focar no que realmente importa: a saúde de seus pacientes.
“Nós compreendemos os processos, riscos e desafios enfrentados pelo setor, como os atrasos nos pagamentos, a complexidade das cobranças e a falta de previsibilidade na receita. Por isso, a nossa missão é garantir que os hospitais e clínicas tenham todos os recursos necessários para manterem suas operações e oferecerem atendimento de qualidade”, explica Hagime.
Há mais de um ano no mercado, a Tepmed, que também faz parte do ecossistemas de startups do Cubo Itaú, é responsável por antecipar recebíveis de serviços médicos com prazos e taxas alinhados às necessidades das instituições, chegando a uma solução eficaz para enfrentar atrasos nos repasses dos planos de saúde.