O médico reumatologista Dr. José Eduardo Martinez assume a presidência da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). O especialista foi eleito como novo presidente para a gestão 2024-2026, em substituição ao Dr. Marco Antonio Araújo da Rocha Loures.
Com doutorado em Reumatologia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), o Dr. Martinez é atualmente Professor Titular de Departamento de Clínica (Reumatologia) da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Na PUC-SP, foi vice-reitor da PUC-SP no período de 2012 e 2016 e diretor entre 2009 e 2012, além de exercer a chefia do Departamento de Medicina entre agosto de 2001 a julho de 2009.
O reumatologista é líder do grupo de pesquisa “Dor crônica”, certificado pela PUC-SP, no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Desde 1983 é membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia sendo integrante da Comissão de Dor, Fibromialgia e outros Reumatismos de Partes Moles. Também ocupou os cargos de Secretário Geral nas gestões 2014-2016 e 2018-2020, tesoureiro na gestão 2020-2022 e presidente eleito para a gestão 2024-2026.
Possui 82 artigos publicados em periódicos científicos, 26 capítulos de livros e 3 livros publicados. Orientou 67 alunos de iniciação científica e 17 de mestrado profissionalizante. É titular da Cadeira 15 da Academia Brasileira de Reumatologia.
Um dos objetivos de sua gestão será ampliar a contribuição para o avanço da especialidade no país com o fomento da produção científica, valorização dos especialistas e a divulgação da ciência promovendo educação continuada dos profissionais de saúde e o bem-estar dos pacientes com doenças reumáticas. A posse ocorreu no 41ª Congresso Brasileiro de Reumatologia 2024.
Entre os focos de atuação do novo presidente da SBR estão a fomentação de políticas públicas que garantam qualidade de vida aos milhares de portadores de doenças reumáticas no país, a conscientização e a mobilização da população para o melhor entendimento das doenças reumáticas, para o diagnóstico precoce e acesso ao tratamento adequado.
Segundo a SBR, o Brasil tem cerca de 15 milhões de pacientes reumáticos. Entre as principais doenças reumáticas que afetam a população brasileira estão Artrite Reumatoide, Osteoartrite/Artrose, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Vasculites, Doença de Sjögren, Doença de Behçet e Esclerose Sistêmica (ES).