O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do pilar de Responsabilidade Social, acaba de apresentar cinco trabalhos sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Health Technology Assessment International (HTAi), realizado em Sevilha, na Espanha.
Os trabalhos apresentados pelo Hospital estão relacionados à análise de custo-efetividade de medicamentos para tratamento de Doença Falciforme, câncer de próstata e câncer de pulmão, bem como dois trabalhos metodológicos sobre MAIC (Matching-Adjusted Indirect Comparison) e análise de sobrevida particionada. Esses trabalhos são viabilizados via PROADI-SUS, em parceria com o Ministério da Saúde.
Desde 2009, o Hospital atua na área pública como uma das Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde e desenvolve processos voltados à capacitação, gestão, incorporação de tecnologias pesquisas e assistência à saúde pública brasileira.
As análises dessas tecnologias e metodologias são necessárias para que o Ministério da Saúde avalie a eficácia, efetividade, segurança e aspectos econômicos da implementação dos temas na saúde pública e realize as atualizações nos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do SUS para determinadas doenças.
A Avaliação de Tecnologias em Saúde é um instrumento fundamental para embasar a tomada de decisão, tanto política quanto clínica, dentro de um processo interdisciplinar sistemático com base em evidência científica.
A apresentação de trabalhos em congressos como o HTAi é importante porque provoca a troca de experiências entre gestores e especialistas em saúde pública de diversas partes do mundo, estimula a discussão metodológica com países que têm semelhanças e diferenças com o sistema de saúde brasileiro. Além disso, promove o debate sobre lacunas e avanços nos temas com pares de outras regiões.