A Medley, marca de genéricos da farmacêutica Sanofi, anuncia o lançamento da assistente virtual de saúde mental Cássia, desenvolvida com o objetivo de ser um novo canal de acesso a uma série de informações e serviços disponibilizados pela Medley, de uma forma simples, acessível e com uma linguagem leve e acolhedora. Essa é mais uma ferramenta disponibilizada pela marca com o propósito de reforçar a importância dos cuidados com a saúde mental dos brasileiros.
Por meio do uso de inteligência artificial (IA), a assistente virtual é um recurso do WhatsApp e a função da Cássia é conectar o usuário a conteúdos e informações relevantes, além de oferecer o Mapa da Saúde Mental, que indica instituições públicas ou privadas que realizam atendimento psicológico gratuito, ou a valores sociais em diversos locais de todo o Brasil. Além disso, são disponibilizados os contatos de órgãos públicos de saúde e segurança para casos de emergência ou instituições filantrópicas para situações de risco à vida como o CVV – Centro de Valorização da Vida.
Todas as interações acontecem dentro de um ambiente 100% seguro, com total anonimização dos dados de seus usuários. É importante ressaltar que neste ambiente não são apresentados diagnósticos ou prescrições médicas. Em caso de necessidade, o usuário é estimulado a buscar por ajuda profissional.
A ação foi planejada para ser lançada em setembro, data em que é realizada a maior campanha de prevenção ao suicídio no mundo todo, desde que foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e reforçada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O brasileiro possui uma grande preocupação com a saúde mental, que vem acompanhada de uma procura por medicações que tenham um preço mais acessível, de acordo com o levantamento do Instituto Ipsos Health Care: Before & After the Pandemic, realizado em junho de 2022. Além disso, 49% dos brasileiros acreditam que a saúde mental é um dos maiores problemas de saúde do país, de acordo com Monitor Global dos Serviços de Saúde da OMS de 2022, valor que representa um aumento de 18 pontos percentuais em relação a 2018. Por esses motivos, a Medley tem como um dos seus focos de atuação, a saúde mental, buscando democratizar o acesso à informação e tratamentos nessa área.
De acordo com a pesquisa “Hábitos e Atitudes Relacionados à Saúde” do Instituto Ipsos, um dos motivos para a preocupação dos brasileiros com a saúde mental é o aumento da ansiedade, além de doenças crônicas e agudas. Os dados da pesquisa de 2022 mostram que cerca de 27% dos brasileiros têm ansiedade, contra 19% em 2018. Isso tudo acompanhado também do aumento de práticas para manter a saúde mental, como praticar esportes (de 42% em 2018 para 45% em 2022), falar sobre emoções (de 30% para 34%), e ir a um psicólogo (de 12% para 18%). A prioridade com a saúde mental também subiu, de (39% em 2018 para 50% em 2022), bem como a preocupação com o sono (de 43% em 2018 para 51% em 2022).
Pensando nisso, além da assistente virtual Cássia, a Medley possui uma plataforma de saúde mental que oferece ajuda ao consumidor/paciente por meio de conteúdos, dicas, podcast e mapa de saúde mental. A marca também apoia o Comitê Olímpico Brasileiro, afinal, a saúde mental é parte essencial para os atletas olímpicos triunfarem em suas modalidades.
“De forma simples e acessível, a Cássia apoiará o usuário a ter mais qualidade de vida e saúde mental com informações relevantes, confiáveis e acolhedoras. A Medley está focada em trabalhar em ações em prol da saúde mental dos brasileiros e oferecer medicamentos de qualidade a um preço acessível”, esclarece Denise Mello, líder de branding da Medley na Sanofi.