sexta-feira, março 29, 2024
Home Inovação Startups acelerada pela Samsung realiza exames de retina com pronto diagnóstico em localidades remotas

Startups acelerada pela Samsung realiza exames de retina com pronto diagnóstico em localidades remotas

por Redação
0 comentário

Encontrar soluções que proporcionem tratamentos pioneiros para salvar vidas, principalmente em populações de baixa renda, é um dos desafios da Phelcom Technologies, startup de São Carlos, interior de São Paulo, que passou pela segunda edição do Samsung Creative Startups. Na participação da empresa no Batch#2 do programa, foi desenvolvida uma ferramenta capaz de otimizar processos por meio da inovação tecnológica, o Eyer.

Aprimorado pela Phelcom Technologies em 2017 no Creative Startups, iniciativa que é um dos pilares de atuação da Samsung nas áreas de inovação, responsabilidade social e capacitação de pessoas, o Eyer funciona acoplado a um smartphone, realizando exames de retina de alta qualidade, em poucos minutos, sem a necessidade de dilatação da pupila. As imagens podem ser coletadas por um enfermeiro ou uma pessoa treinada e os dados são disponibilizados automaticamente na plataforma on-line EyerCloud, permitindo que o diagnóstico seja realizado por um médico localizado em qualquer lugar do mundo, dando escala às consultas.

O Eyer é uma solução única, inclusive por ser móvel. No método tradicional, o paciente tem de ir a um consultório oftalmológico e o mesmo exame só poderia ser feito com um equipamento maior e fixo, tornando todo o processo muito mais difícil e oneroso.

É importante ressaltar que a prevenção da cegueira irreversível começa com exames de retina de alta qualidade, que também podem prevenir retinopatias diabéticas e da prematuridade (exame de fundo de olho na 4ª semana de vida do bebê) e retinoblastoma (tumor mais frequente que acomete os olhos até os cinco anos de idade), detectar descolamento de retina e fazer o monitoramento de glaucoma e o diagnóstico precoce e acompanhamento de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

“Detectamos na Phelcom Technologies o potencial de transformar a sociedade com uma tecnologia capaz de quebrar barreiras, como fica provado ao possibilitar a realização de exames em escala, respeitando o distanciamento social. A Samsung tem a inovação no DNA e, por isso, incentiva a criatividade por meio da tecnologia. É o que torna o Creative Startups um caso de sucesso em escala nacional, capacitando startups para que busquem soluções que melhoram a sociedade”, declarou Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside