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Multilab Farma completa 35 anos e anuncia investimento de 40 milhões em fábrica

por Redação
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A Multilab Farma, empresa pertencente ao Grupo NC, completa 35 anos em 2023 com crescimento acima do mercado e marcas consagradas no segmento de medicamentos similares e isentos de prescrição (MIPs ou OTCs – sigla em inglês para Over The Counter). Neste ano de celebração, a companhia trabalha em um reposicionamento de marca buscando ampliar o market share, reforçar sua atividade operacional e planeja alcançar uma demanda de R 350 milhões, o que corresponderá a um aumento de 25% sobre 2022. Para 2024, a projeção permanece com o mesmo crescimento exponencial. Hoje, a Multilab Farma é o 10º laboratório farmacêutico que produz e comercializa similares no Brasil. 

Para atingir esses objetivos, a Multilab Farma anuncia um plano de investimento em sua planta industrial, no município gaúcho de São Jerônimo, no valor total de R$ 40 milhões, visando atingir 100% da capacidade produtiva, além de apostar em novos lançamentos de produtos para os próximos anos. De acordo com Gustavo Veber, diretor-geral da empresa, os aportes serão destinados à infraestrutura e equipamentos e estão previstos para ocorrer em dois movimentos distintos.  

“Para a ampliação da área de antibióticos, estão sendo alocados desde o início deste ano R$ 12 milhões e, em 2024, serão direcionados outros R$ 28 milhões à unidade responsável pelos demais medicamentos, incluindo líquidos, sólidos e semissólidos”, detalha o executivo. Segundo Veber, a iniciativa já começa a surtir efeito: a fábrica saltou de uma fabricação de 1,5 milhão de unidades (caixas) de medicamentos por mês, em janeiro de 2023, para 4 milhões de unidades em agosto deste ano. “Com o reaparelhamento e reestruturação fabril finalizados, a capacidade vai mais que duplicar, alcançando a marca de 10 milhões de unidades produzidas por mês”, pontua. 

A empresa também promove outras ações para alavancar os resultados. Uma dessas apostas é o resgate de marcas de MIPs, campeãs em vendas no passado. “A nossa estratégia de crescimento estará cada vez mais centrada em produtos isentos de prescrição. Este segmento deverá representar 40% do nosso portfólio”, diz. Outras iniciativas são a adoção de métricas e indicadores de performance, bem como o reforço da equipe de vendas. “Temos um total de 340 colaboradores e para 2024 deveremos adicionar outros 50 profissionais à marca Multilab”, afirma Veber. 

Novidades no portfólio e nas gôndolas

Dona de um portfólio com 54 marcas, a Multilab Farma vem conquistando cada vez mais fatias no mercado de medicamentos similares por meio do desenvolvimento e lançamento de produtos. Entre o final de 2023 e o primeiro semestre de 2024, devem entrar, por exemplo, na prateleira das farmácias duas novas apresentações da família Buprovil (anti-inflamatório), e ampliação da família Resfegripe.  

De acordo com Veber, nos últimos oito meses, a companhia aumentou sua participação de mercado em 17%, superando 3,5% de market share, com crescimentos acima da média do mercado. “Quando comparamos o período acumulado até agosto de 2023, nosso crescimento foi de 30,5%, enquanto o mercado de similares avançou 7%, destaca o executivo.  

Histórico de ascensão

A Multilab foi fundada em 1988. Em 2002, inaugurou a planta fabril de São Jerônimo (RS), com área de 50 mil metros quadrados, e nesta época, consagrou-se no segmento farmacêutico por meio de marcas como: Buprovil, Keltrina, Multisoro, Dorsanol, Ocylin e Cefagel. 

Hoje a Multilab Farma tem 54 marcas, com 100 SKUs (16 marcas de MIPs, com 30 apresentações; e 39 marcas tarjadas, com 68 apresentações). A Multilab Farma está presente em mais de 67 mil pontos de venda em todo território nacional. 

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