Entrou em operação em Belo Horizonte o Pronto Atendimento 24h do recém-inaugurado do Instituto Orizonti, do Grupo Oncomed, com capacidade para 22 mil atendimentos ao ano. O diferencial é que o espaço está dividido em fluxo Covid e Não-Covid, com entradas distintas, leitos de internação e CTI separados que se somam à robusta infraestrutura hospitalar em funcionamento há 2 meses.
São duas unidades completamente separadas, dentro do mesmo hospital, para maior segurança dos pacientes. Uma, mais isolada, no terceiro andar, para acolher pacientes com sintomas e suspeita de infecção pelo coronavírus. Outra unidade, localizada no primeiro andar, para receber quem não estiver com sintomas da Covid-19 e necessitar de consulta com especialistas em clínica médica, medicina de emergência, neurologia, cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, urologia, neurocirurgia, além do respaldo e a retaguarda de mais de 50 especialidades médicas.
Para pacientes com suspeita de COVID-19, o diferencial é a oferta de um atendimento focado nas particularidades de cada paciente. Os casos leves terão agilidade nos processos, consulta médica focada na liberação segura para casa, orientações sobre isolamento e cuidados adequados, além da possibilidade de coleta imediata de swab nasal para realização do exame RT-PCR. O resultado será comunicado por uma equipe de apoio do hospital, que além de informar o resultado vai monitorar a evolução do paciente conforme suas necessidades (hospital conta com uma unidade do laboratório Hermes Pardini – referência nacional na realização do exame molecular, considerado padrão ouro para a detecção do novo coronavírus). Os casos de risco moderado serão avaliados cuidadosamente para definição do cuidado mais apropriado, seja uma alta com apoio, a internação hospitalar em uma unidade completamente isolada ou a transferência para um centro de terapia intensiva. Pacientes com apresentações graves terão acesso a uma estrutura de cuidados críticos e transferidos imediatamente para um leitos de terapia intensiva exclusivamente dedicados a pacientes com COVID-19.
De acordo com o coordenador do PA, especialista em gestão clínica e coordenador de residência de Medicina de Emergência, Dr.Leonardo Paixão, todas as etapas da jornada do paciente com Covid ou não, foram pensadas considerando o inovador modelo assistencial trazido ao Brasil pelo Instituto Orizonti. Seguindo o modelo inédito de cuidado e assistência à saúde proposto pelo empreendimento, baseado em linhas de cuidados integrados, o hospital lança a Linha de Cuidado Covid.
Segundo o Dr. Leonardo Paixão, diante do atual contexto de crescimento da pandemia, é preciso acompanhar os pacientes infectados pelo coronavírus. “Os casos leves precisam ser tratados rapidamente e permanecer o menor tempo possível dentro do hospital.
Elaboramos um fluxo focado em alta resolutividade e rotatividade. Os pacientes com quadro clínico moderado precisam de acomodação, conforto, segurança e acompanhamento integral. Por isso contarão com a infraestrutura disponível. Já os pacientes graves requerem cuidados médicos de especialidades diversas e estrutura hospitalar para retaguarda. Além disso, oferecemos retorno laboratorial e acompanhamento ambulatorial, se necessário, para reabilitação.
“Além da Linha de Cuidado ao Covid-19, que oferece um cuidado integral de excelência, o grande diferencial do Orizonti é a segurança ao cuidado oferecido aos pacientes sem sintomas respiratórios. Um fluxo completamente separado, com estrutura completa, confortável e totalmente equipada, sem as adaptações vistas em outros serviços. Em tempos de pandemia, um hospital (serviço, lugar) com excelência do cuidado com o menor risco que se pode oferecer”, disse o médico.
O Orizonti – Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade oferece 57 especialidades e linhas de cuidados especiais para doenças crônicas com acompanhamento constante e individualizado que integram o modelo inovador de assistência médica. A logística hospitalar favorecida por uma estrutura bem planejada é um diferencial do instituto. A forma de construção e disposição das áreas assistenciais foi desenvolvida para o paciente circular o menos possível dentro do hospital. A jornada de cuidado e a forma de acolhimento ao paciente é outra inovação. O hospital tem profissionais especializados como Concierge (dedicado à área assistencial, para apoiar agendamentos de exames e consultas), navegador (apoiará o paciente durante seu plano de cuidado integral e multidisciplinar), mensageiro (responsável pelos deslocamentos e percurso dentro do hospital), capitão porteiro (exclusivos para acompanhar pessoas com pouca mobilidade).
2 comentários
Impossível conversar no telefone. Não atende. Fica- se esperando eternamente.
Boa noite
Gostaria de saber de atende o plano You