NewsNewsletter

Instituto Orizonti inaugura unidade de pronto atendimento

0

Entrou em operação em Belo Horizonte o Pronto Atendimento 24h do recém-inaugurado do Instituto Orizonti, do Grupo Oncomed, com capacidade para 22 mil atendimentos ao ano. O diferencial é que o espaço está dividido em fluxo Covid e Não-Covid, com entradas distintas, leitos de internação e CTI separados que se somam à robusta infraestrutura hospitalar em funcionamento há 2 meses.

São duas unidades completamente separadas, dentro do mesmo hospital, para maior segurança dos pacientes. Uma, mais isolada, no terceiro andar, para acolher pacientes com sintomas e suspeita de infecção pelo coronavírus. Outra unidade, localizada no primeiro andar, para receber quem não estiver com sintomas da Covid-19 e necessitar de consulta com especialistas em clínica médica, medicina de emergência, neurologia, cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, urologia, neurocirurgia, além do respaldo e a retaguarda de mais de 50 especialidades médicas.

Para pacientes com suspeita de COVID-19, o diferencial é a oferta de um atendimento focado nas particularidades de cada paciente. Os casos leves terão agilidade nos processos, consulta médica focada na liberação segura para casa, orientações sobre isolamento e cuidados adequados, além da possibilidade de coleta imediata de swab nasal para realização do exame RT-PCR. O resultado será comunicado por uma equipe de apoio do hospital, que além de informar o resultado vai monitorar a evolução do paciente conforme suas necessidades (hospital conta com uma unidade do laboratório Hermes Pardini – referência nacional na realização do exame molecular, considerado padrão ouro para a detecção do novo coronavírus). Os casos de risco moderado serão avaliados cuidadosamente para definição do cuidado mais apropriado, seja uma alta com apoio, a internação hospitalar em uma unidade completamente isolada ou a transferência para um centro de terapia intensiva. Pacientes com apresentações graves terão acesso a uma estrutura de cuidados críticos e transferidos imediatamente para um leitos de terapia intensiva exclusivamente dedicados a pacientes com COVID-19.

De acordo com o coordenador do PA, especialista em gestão clínica e coordenador de residência de Medicina de Emergência, Dr.Leonardo Paixão, todas as etapas da jornada do paciente com Covid ou não, foram pensadas considerando o inovador modelo assistencial trazido ao Brasil pelo Instituto Orizonti. Seguindo o modelo inédito de cuidado e assistência à saúde proposto pelo empreendimento, baseado em linhas de cuidados integrados, o hospital lança a Linha de Cuidado Covid.

Segundo o Dr. Leonardo Paixão, diante do atual contexto de crescimento da pandemia, é preciso acompanhar os pacientes infectados pelo coronavírus. “Os casos leves precisam ser tratados rapidamente e permanecer o menor tempo possível dentro do hospital.

Elaboramos um fluxo focado em alta resolutividade e rotatividade. Os pacientes com quadro clínico moderado precisam de acomodação, conforto, segurança e acompanhamento integral. Por isso contarão com a infraestrutura disponível. Já os pacientes graves requerem cuidados médicos de especialidades diversas e estrutura hospitalar para retaguarda. Além disso, oferecemos retorno laboratorial e acompanhamento ambulatorial, se necessário, para reabilitação.

“Além da Linha de Cuidado ao Covid-19, que oferece um cuidado integral de excelência, o grande diferencial do Orizonti é a segurança ao cuidado oferecido aos pacientes sem sintomas respiratórios. Um fluxo completamente separado, com estrutura completa, confortável e totalmente equipada, sem as adaptações vistas em outros serviços. Em tempos de pandemia, um hospital (serviço, lugar) com excelência do cuidado com o menor risco que se pode oferecer”, disse o médico.

O Orizonti – Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade oferece 57 especialidades e linhas de cuidados especiais para doenças crônicas com acompanhamento constante e individualizado que integram o modelo inovador de assistência médica. A logística hospitalar favorecida por uma estrutura bem planejada é um diferencial do instituto. A forma de construção e disposição das áreas assistenciais foi desenvolvida para o paciente circular o menos possível dentro do hospital. A jornada de cuidado e a forma de acolhimento ao paciente é outra inovação. O hospital tem profissionais especializados como Concierge (dedicado à área assistencial, para apoiar agendamentos de exames e consultas), navegador (apoiará o paciente durante seu plano de cuidado integral e multidisciplinar), mensageiro (responsável pelos deslocamentos e percurso dentro do hospital), capitão porteiro (exclusivos para acompanhar pessoas com pouca mobilidade).

Startup que desenvolve soluções terapêuticas para crianças com deficiências cognitivas recebe prêmio em Dubai

Artigo anterior

Consultório Virtual: profissionais de saúde têm até 31 de dezembro para aderir à ferramenta

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News