Home Inovação Patologia Digital usa inteligência artificial para ampliar acesso ao diagnóstico preciso de câncer

Patologia Digital usa inteligência artificial para ampliar acesso ao diagnóstico preciso de câncer

por Redação
0 comentário

A Roche Diagnóstica traz ao mercado brasileiro uma tecnologia que está revolucionando o setor de diagnóstico in vitro: a Patologia Digital, caracterizada pelo escaneamento das amostras de tecidos em lâminas, que são enviadas digitalmente para que os patologistas possam, em qualquer parte do mundo, interpretar as características anatomopatológicas de acordo com suas especialidades e compor o laudo com os resultados observados. Além do equipamento (scanner), estão disponíveis também softwares responsáveis pelos processos e gerenciar as imagens geradas e algoritmos abastecidos por médicos patologistas com insights de inteligência artificial, que darão suporte ao patologista no diagnóstico, apoiando a decisão de terapia do oncologista ao paciente.

A Patologia Digital contribui para um diagnóstico oncológico mais ágil e preciso para identificação detalhada de um tumor, diminuindo o tempo de espera para o início do tratamento. A proposta de valor da Roche é oferecer uma jornada de assistência médica personalizada, entendendo que cada paciente é único e possui suas singularidades com relação às doenças, além de alcançar resultados clínicos positivos para o paciente e sua condição, também buscamos contribuir para uma gestão de saúde mais assertiva e efetiva, beneficiando o coletivo.

“Sabemos que a digitalização na saúde já é uma realidade, mas a pandemia de Covid-19 acelerou essa tendência, fazendo com que a necessidade de ter a Patologia Digital dentro dos laboratórios ficasse mais latente. Queremos contribuir, cada vez mais, para a digitalização e integração de soluções, levando mais valor aos nossos clientes e, principalmente, aos pacientes”, afirma Carlos Martins, presidente da Roche Diagnóstica no Brasil.

Pensando nisso, a Roche Diagnóstica desenvolveu o equipamento VENTANA Slide Scanners, que gera imagens de alta qualidade para vários tipos de tecidos, incluindo lâminas de congelação e citologia. A tecnologia faz uma digitalização de alta velocidade e tem uma interface de usuário intuitiva, sendo capaz de dar acesso às imagens digitalizadas em tempo real. Conta, ainda, com dois tamanhos diferentes de máquinas, compatíveis com os mais variados laboratórios espalhados pelo Brasil, que podem ter acesso a uma solução que ajuda a facilitar o fluxo de trabalho e a melhorar a precisão do diagnóstico.

O equipamento é conectado ao Pathology Workflow Software, também da Roche, um sistema eficiente que cuida de todo o processo digital da imagem gerada e melhora a eficiência do fluxo de trabalho do laboratório de patologia com conectividade e automação. Ele permite a execução de tarefas complexas com rapidez e facilidade, sendo inclusive um sistema escalável, com alcance para consultas remotas.

Para aprimorar o cuidado com o paciente, os laboratórios terão acesso também ao Image Analysis Algorithms, um software de algoritmos que dará suporte para o patologista visualizar e avaliar com confiança e objetividade as imagens de tecido, a partir dos dados gerados pela digitalização das amostras.

Dessa forma, combinando hardware, software e trabalhando em harmonia com o portfólio completo de diagnóstico de tecido da Roche, os laboratórios de patologia podem ter acesso e uma solução completa, de ponta, que ajuda a facilitar o fluxo de trabalho e melhorar a precisão. Em locais que contam com poucos profissionais patologistas, por exemplo, a conectividade trazida pela patologia digital possibilitará descentralizar o diagnóstico. Médicos poderão ter acesso ao sistema exclusivo à distância, de forma rápida e efetiva, sem depender mais do transporte das amostras físicas. Com essa inovação, laboratórios de pequeno, médio e grande porte podem usufruir das tecnologias, gerando mais valor no cuidado ao paciente.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside