Home News Pneumonia por Mycoplasma: OMS alerta sobre a importância da testagem da doença

Pneumonia por Mycoplasma: OMS alerta sobre a importância da testagem da doença

por Redação
0 comentário

Recentemente, um novo surto de pneumonia colocou em alerta diversos países e autoridades mundiais de saúde. Com o aumento de casos na China e certa repercussão em outras localidades, como Estados Unidos e Europa, especialmente em crianças, a Organização Mundial da Saúde (OMS) evidenciou a importância do monitoramento das infecções causadas pela bactéria Mycoplasma pneumoniae, a partir do diagnóstico correto e tratamento adequado para a enfermidade.

De acordo com Allan Munford, gerente regional LATAM de Marketing para Diagnósticos Sindrômicos da QIAGEN, o patógeno já é bastante conhecido pelas equipes médicas, entretanto, o diagnóstico deve ser feito para que seja adotada a melhor conduta de tratamento. Segundo ele, os sintomas são parecidos com os de uma gripe, mas alguns casos podem evoluir para uma forma mais grave da doença.

“Em geral, as infecções respiratórias apresentam sintomas bem comuns, como tosse, dor de garganta, cansaço, febre e dor de cabeça, o que acaba dificultando a identificação do agente causador da doença. Nesse sentido, os testes sindrômicos, realizados por meio de PCR em tempo real, podem contribuir de maneira rápida e precisa para esses diagnósticos, incluindo os da nova pneumonia. Atualmente, esses são os exames mais indicados para as diferentes queixas respiratórias, apresentadas pelos pacientes nas unidades de saúde”, explica.

Ao identificar, em até uma hora, diferentes agentes causadores de sintomas respiratórios, as soluções de testagem sindrômicas – como é o caso do QIAstat-DX, trazido ao Brasil pela QIAGEN – conseguem diferenciar os principais patógenos entre bactérias, vírus e fungos, indicando, inclusive, quando a infecção é causada por mais de um agente ao mesmo tempo.

Ainda de acordo com Munford, as contribuições dos testes sindrômicos vão além da testagem e diagnóstico. “São ferramentas essenciais para reduzir a administração desnecessária de antibióticos, já que no caso das infecções virais, esses medicamentos não surtem efeito. Além disso, esses exames ajudam a diminuir o tempo de permanência do paciente na unidade de saúde, reduzem as internações e, consequentemente, a exposição dessas pessoas a outros patógenos presentes no ambiente hospitalar”, complementa.

Testes sindrômicos como o QIAstat-Dx, utilizam a metodologia de PCR em tempo real para identificar diretamente o DNA ou RNA do agente causador da doença, com diferentes painéis de análise. “Para as infecções respiratórias, onde são detectados 23 patógenos, é feito o diagnóstico direto de amostras de swab nasofaríngeo. Em casos de infecções bacterianas, como a causada pela Mycoplasma, o uso precoce do medicamento correto pode evitar sequelas e a redução dos casos fatais”, conclui Munford.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside