quarta-feira, junho 19, 2024
Home News TCS participa do desenvolvimento da ferramenta de análise de dados para o DataSUS

TCS participa do desenvolvimento da ferramenta de análise de dados para o DataSUS

por Redação
0 comentário

Referência em aplicações tecnológicas para empresas de diferentes segmentos, a TCS, empresa global de consultoria e soluções de TI, tem ajudado grandes farmacêuticas a utilizarem os dados do DataSUS de maneira assertiva. Por meio do Data Build Tool (DBT) e serviços de computação em nuvem AWS, a empresa oferece aos clientes uma engenharia de software para garantir uma análise mais qualificada, permitindo que os dados sejam o fator determinante na tomada de decisões.

O DataSUS tem armazenado dados de saúde de mais de 200 milhões de brasileiros, sendo registrada diariamente toda produção de dados públicos de saúde no país pelo SUS e seus sistemas administrativos, oferecendo uma ampla gama de dados de saúde, abrangendo diversas áreas geográficas e períodos.

Diante disso, o DBT permite consultas na linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada), que é comumente conhecida entre os analistas de dados, para que a informação obtida possa orientar decisões estratégicas que têm um impacto direta na saúde pública, na investigação médica, e no desenvolvimento de medicamentos.

“A TCS fornece o apoio ao Pipeline de dados em todas as fases. Desde o início, onde o arquiteto de dados define as melhores tecnologias para armazenagem e realiza a modelagem da arquitetura, até o final, quando os Engenheiros de Dados criam o processo de extração e carregamento da fonte de dados para o repositório de dados” explica Eduardo Parra, Diretor de Life Science & Healthcare LATAM.

As ferramentas Data Build Tool (DBT) & AWS usam as melhores práticas de engenharia de software para fornecer dados limpos, para que os profissionais de Business Intelligence criem dashboards de visualização interativos para ajudar os utilizadores finais a tomar decisões, criando uma cultura orientada para os dados e impactando significativamente na estratégia da empresa com análises embasadas.

“O Data Build Tool (DBT) permite fazer a transformação dos dados sem ter de os processar fora do repositório de dados, com isso não é necessário mais uma ferramenta para fazer o processamento, o que possivelmente diminui custos com ferramentas e complexidade no pipeline de dados. Além disso, a utilização da computação em nuvem permite obter inúmeros ganhos em termos de segurança, disponibilidade, escalabilidade e redução de custos”, conclui Parra.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias