terça-feira, março 5, 2024
Home News Conitec aprova terapia beta-agalsidase para pacientes com doença de Fabry no SUS

Conitec aprova terapia beta-agalsidase para pacientes com doença de Fabry no SUS

por Redação
0 comentário

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no SUS, aprovou a incorporação do medicamento da Sanofi, de Fabrazyme (beta-agalsidase) para a doença de Fabry – condição hereditária rara, transmitida de pais para filhos e de difícil diagnóstico. O medicamento é indicado para o tratamento de longo prazo da reposição enzimática em pacientes adultos e crianças acima de 8 anos com doença de Fabry.

A doença de Fabry (DF) é caracterizada pela deficiência total ou parcial de uma enzima responsável por eliminar uma gordura chamada de globotriaosilceramida das células, resultando no seu acúmulo nos lisossomos que a longo prazo pode comprometer órgãos alvos como coração, rins e cérebro. Os sintomas podem incluir crises intensas de dor, queimação nos pés e mãos, intolerância a atividades físicas, ausência de suor, AVC em idade jovem e insuficiência renal podendo ser confundida com outras doenças, como lúpus, artrite reumatoide e esclerose múltipla2,3,4. O diagnóstico precoce é fundamental para o início adequado do tratamento, prevenindo a progressão da doença e aumentando a perspectiva de qualidade de vida.

“Na DF as complicações podem ser graves e podem levar o paciente à óbito” explica a geneticista Dra. Ana Maria Martins.

Segundo a especialista, esta aprovação representa um importante marco na ampliação do arsenal terapêutico no Sistema Único de Saúde. “Essa inclusão garante o acesso às novas opções de tratamento, que possibilitam uma abordagem individualizada no tratamento, de acordo com as condições de cada paciente”.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside