segunda-feira, julho 22, 2024
Home Gestão Pague Menos e Extrafarma lideram as vendas de canabidiol no Brasil

Pague Menos e Extrafarma lideram as vendas de canabidiol no Brasil

por Redação
0 comentário

O canabidiol é um dos principais componentes da planta Cannabis sativa e tem sido utilizado no tratamento de diversas doenças, principalmente distúrbios neurológicos e síndromes raras. De acordo com dados da IQVIA, provedor líder global em análises avançadas, soluções de tecnologia e serviços de pesquisa clínica para a área da saúde, tanto a prescrição quanto o volume de medicamentos e produtos à base de Canabidiol cresceram de forma consistente se comparado ao último ano. No período acumulado de março de 2023 a fevereiro de 2024, foram registradas 223.600 prescrições, aumento de 148% em relação ao acumulado de doze meses anteriores. Já o número de unidades de produtos comercializados registrou salto de 122,2% no mesmo período.

A distribuição gratuita do medicamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) foi regulamentada em dezembro do ano passado e entrou em vigor no início de maio. Inicialmente, o medicamento será destinado a pacientes de três condições de saúde raras, marcadas por graves crises epiléticas resistentes aos tratamentos convencionais: síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gasteau e complexo da esclerose tuberosa. Enquanto não são liberadas outras patologias no rol de distribuição do Estado, medicamentos à base de Canabidiol podem ser adquiridos na Pague Menos e Extrafarma, segunda maior companhia do varejo farmacêutico no país, desde 2020.

De acordo com dados da IQVIA, a rede de farmácias liderou a venda de medicamentos no primeiro semestre de 2023 e está entre os maiores disponibilizadores no país. “Temos como missão contribuir com a saúde e o bem-estar da população brasileira, e o canabidiol possui um potencial de uso terapêutico cada vez mais amplo. Hoje, temos um dos portfólios mais completos do mercado, atuando em parceria com sete indústrias fabricantes de medicamentos com essa molécula”, destaca Jonas Marques, CEO da Pague Menos e Extrafarma. Estudos recentes apontam que a substância se mostra eficaz no tratamento de diversas doenças, como epilepsia refratária, esclerose múltipla, dor crônica, ansiedade e depressão, além de possuir propriedades anti-inflamatórias e neuroprotetoras.

A companhia possui um trabalho dedicado de visitação médica, com 14 profissionais engajados no trabalho de divulgação dos produtos de alto custo e para tratamentos de alta complexidade, normalmente difíceis de serem encontrados nas farmácias. O serviço é oferecido em diversas lojas com toda a estrutura e tecnologia necessária para armazenamento e controle desses medicamentos especiais seguindo as mais criteriosas exigências do Ministério da Saúde. A rede também disponibiliza treinamento dedicado com as lojas que atuam na venda de medicamentos especiais, com mais de 235 filiais de todo o país, que possuem estoque a pronta entrega dos medicamentos à base de canabidiol, vendidos mediante retenção da receita.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside