A FortBrasil, administradora de cartões de crédito especialista em plásticos private label, conta com o programa Keep Calm & Cuide-se, voltado para saúde mental dos seus colaboradores. O objetivo é oferecer a eles um ambiente emocionalmente saudável para se trabalhar por meio de iniciativas concretas.
“O programa reúne ações com foco no autocuidado, na sensibilização dos times sobre a importância da terapia, da comunicação não violenta e na inteligência emocional”, afirma Daniel Araújo, head de gente e gestão da FortBrasil. Entre as iniciativas previstas pelo Keep Calm & Cuide-se estão os grupos de discussão, que ocorrem mensalmente entre líderes e colaboradores, mediados por uma psicóloga. O intuito desses grupos é partilhar vivências, sentimentos, gerar reflexões e psicoeducar sobre diversos temas em torno da saúde mental.
Além disso, o programa conta com atividades de descompressão, com o objetivo de tranquilizar e relaxar. Entre elas, meditação guiada, reiki, ioga e técnicas de mindfulness – práticas cientificamente comprovadas como formas de aliviar o estresse, a ansiedade e sintomas de depressão. Todas as atividades são conduzidas por profissionais especializados na área e ocorrem mensalmente, de forma intercalada entre colaboradores e gestores.
O programa prevê, ainda, convênios com clínicas de psicologia que dispõem de consultas presenciais ou online, com pagamento das consultas descontado em folha a valores bem mais acessíveis do que aqueles praticados no mercado. Os valores das sessões de terapia dentro do programa variam entre R$ 60 e R$ 70.
Outra iniciativa é o plano de comunicação criado pela FortBrasil a fim de informar e sensibilizar o time sobre o engajamento nas atividades.
“Promover a saúde mental de nossos colaboradores é prioridade, sobretudo em um momento em que as pessoas ainda se encontram fragilizadas por conta de todo o contexto ocasionado pela pandemia. Nosso desejo é promover um ambiente de trabalho psicologicamente saudável e valorizar a felicidade daqueles que estão na linha de frente da nossa operação”, finaliza Araújo.