Segundo OMS, o distúrbio do sono afeta 40% dos brasileiros e 45% da população mundial. São efeitos que comprometem a saúde, a qualidade de vida e a economia das nações. Com o propósito de diminuir esse déficit, a Coteminas – líder no segmento moda lar no Brasil – lança um ambicioso projeto para elevar a qualidade do sono dos brasileiros. Batizado de Persono, o projeto se sustenta em três pilares: conscientização sobre a importância do sono; dados de monitoramento com diagnóstico e acesso a produtos e serviços para dormir melhor.
Segundo Josué Alencar, diretor da Coteminas, o movimento tem como objetivo melhorar a vida dos consumidores. “Há 50 anos estamos presentes nos quartos dos brasileiros com produtos que entregam qualidade, sofisticação e conforto. Agora, chegou a hora de olhar também para a saúde, deixando o sono melhor e mais saudável. Vamos transformar a vida das pessoas através do repouso”, comenta.
O primeiro pilar é focado na conscientização do sono e tem por objetivo levar embasamento científico sobre a importância do tema e suas consequências para a saúde. Neste sentido, a Coteminas montou um renomado time de parceiros para participar do movimento, incluindo médicos, psicólogos, preparadores físicos, nutrólogos, atletas de alta performance, cientistas de dados, entidades e especialistas de destaque em suas áreas de atuação. Toda a programação será compartilhada com o público através de webinars, podcasts, newsletters e canais próprios, como o blog “Sono e Performance” e o website da marca Persono.
Na sequência, será lançada uma tecnologia que utiliza algoritmos para fazer a classificação do sono. A solução está em desenvolvimento com uma equipe multidisciplinar e em testes, prometendo monitorar o sono sem a conexão direta ao corpo da pessoa. Os dados serão enviados a um Centro de Estudos do Sono para capturar o comportamento do usuário ao longo da noite.
“A partir da análise de dados em massa, o Centro de Estudos do Sono devolve então ao usuário informações e notificações personalizadas, relevantes para sua melhor qualidade do sono’, antecede Alencar.
Por fim, para que a tecnologia chegue ao maior número de consumidores, será utilizada a rede de distribuição da Coteminas, altamente capilarizada no Brasil, fazendo seus produtos chegarem a 30 mil varejistas multimarcas, 240 lojas próprias e quatro e-commerces com mais do 50 milhões de visitantes únicos. Além disso, o processo de internacionalização do grupo, com subsidiárias na Argentina e Estados Unidos, faz com que se possa expandir essa capacidade de distribuição a níveis globais.