segunda-feira, abril 29, 2024
Home Gestão Ministério da Saúde lança novo OuvidorSUS, plataforma para reclamações e elogios relacionados ao SUS

Ministério da Saúde lança novo OuvidorSUS, plataforma para reclamações e elogios relacionados ao SUS

por Redação
0 comentário

Fortalecendo o compromisso de atender com agilidade às demandas, reclamações e elogios relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde aprimorou o canal de relacionamento com a população por meio da nova versão do OuvidorSUS.  Uma das principais novidades é a Tipificação Aprimorada – estrutura de tipificação que permite às ouvidorias incluírem suas próprias TAGS para classificar as manifestações do público de forma mais personalizada e precisa.

Outra inovação envolve a disseminação de informações: para promover uma comunicação eficaz com o cidadão, a nova versão permite o envio de artigos em saúde, priorizando informações relevantes e também o combate às fake news.

Há dez dias em operação, a nova versão do OuvidorSUS já está em funcionamento em mais de 1.000 localidades de 25 estados brasileiros.  A adesão é gradativa, de acordo com a realidade tecnológica de cada região.

OUVSUS

A Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (OUVSUS) é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS; tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.

O canal de denúncia conta com opções como:

Fale com a Ouvidoria;

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC);

Ouvidorias em Números;

Cidadão Participa;

Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS; e

Conheça a Ouvidoria.

Combate às fake news

O Ministério da Saúde, lançou no final de outubro, o programa Saúde com Ciência, uma iniciativa inédita em defesa da vacinação e voltada ao enfrentamento da desinformação em saúde. A proposta faz parte da estratégia para recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil diante de um cenário de retrocesso, principalmente nos últimos dois anos, quando foram registrados os piores índices.

A propagação de fake news é um dos principais fatores que impacta na adesão da população às campanhas de imunização.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside