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Afya acelera expansão em serviços digitais médicos e anuncia aquisição da SHOSP

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A Afya Educacional, maior grupo de educação médica do Brasil, anunciou a aquisição da SHOSP, software de gerenciamento de clínicas e consultórios que oferece uma solução completa para médicos de todo o Brasil. O software integra todas as funcionalidades necessárias para gestão e atendimento otimizado em uma clínica, como agenda médica, prontuário, controle financeiro, central de relacionamento com pacientes, além de um módulo de telemedicina. O valor da aquisição foi de R$ 5,98 milhões, pagos na data de hoje. Além desse valor, até R$ 1,793 milhão poderá ser pago em até 24 meses, atrelado ao sucesso da integração dos serviços da SHOSP aos da iClinic, outra healthtech adquirida pela Afya.

“Esta aquisição fortalece ainda mais o ecossistema de serviços digitais da Afya. Os usuários da SHOSP serão migrados para a plataforma da iClinic para criar uma oferta única de software de gestão clínica. Os fundadores da SHOSP vão se integrar à equipe da Afya Digital”, explica o VP de Inovação e Serviços Digitais da Afya, Julio De Angeli. Atualmente, a SHOSP atende 455 clínicas, com 2.800 usuários ativos, dos quais 1.937 são pagantes, que geram uma receita anualizada de R$ 1,8 milhão.

A SHOSP é a 7ª aquisição da Afya no segmento de serviços digitais médicos, sendo a 4ª só em 2021. Em julho de 2020, a PEBMED marcou a entrada da Afya nesse ecossistema. Plataforma tecnológica de auxílio à tomada de decisões clínicas, a PEBMED é proprietária do Whitebook, há cinco anos no Top 10 dos apps de maior receita gerada no Brasil. Em novembro daquele ano o grupo comprou a Medphone, que complementa a oferta da PEBMED de suporte à decisão clínica; e, em janeiro de 2021, foi concluída a aquisição da iClinic, que é a líder em oferta de prontuário médico eletrônico e de ferramentas de gestão na nuvem para consultórios e clínicas. Em março deste ano, foi a vez da Medicinae, fintech do segmento de saúde, que permite o controle do fluxo de caixa do consultório e dos recebíveis em uma única plataforma, se juntar à Afya. E em abril chegaram ao grupo a Medical Harbour, especializada em virtualização de imagens de anatomia e radiologia, e a Cliquefarma, site que funciona como um buscador e comparador de preços de medicamentos e produtos de higiene e beleza.

A estratégia da Afya em serviços digitais se apoia em 6 grandes pilares

Com a aquisição da SHOSP, a Afya reforça três pilares estratégicos de serviços digitais: prontuário eletrônico e gestão do consultório; telemedicina e prescrição eletrônica. “A pandemia acelerou o plano de longo prazo da Afya. O ingresso em serviços digitais para médicos era algo que já vinha sendo estudado para daqui a dois ou três anos. Contudo, o novo contexto desencadeou mudanças de comportamento na sociedade. Rapidamente a comunidade médica e os pacientes adotaram componentes digitais para a saúde em suas rotinas. Diante destas oportunidades, a Afya deu passos importantes para criar um ecossistema digital de apoio à jornada do médico. A decisão é coerente com a nossa missão de ser a parceira desse profissional ao longo de toda a sua trajetória”, completa Virgílio Gibbon, CEO da Afya Educacional.

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