COVID-19 será a prioridade para os sistemas de saúde em todo o mundo no próximo ano. No entanto, projeta-se que doenças como a demência aumentem de afetar 50 milhões de famílias hoje para 150 milhões de famílias e meio bilhão de indivíduos até 2050.
O Davos Alzheimer’s Collaborative (DAC) é um esforço global pioneiro para acelerar a descoberta, o teste e a aplicação de intervenções de precisão para o Alzheimer. Por meio de parceria público-privada, ele ajudará os governos a administrar sua resposta a esta doença e a reduzir o fardo para as famílias em todo o mundo.
O DAC estabeleceu uma abordagem abrangente para coletar diversos dados populacionais, conduzir testes clínicos e apoiar a preparação do sistema de saúde em países de recursos médios e baixos. Seu objetivo é criar um sistema de inovação global para acelerar e ampliar a resposta global, reduzir custos e trazer novos tratamentos para o mercado
Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, disse: “Estou satisfeito que o Fórum Econômico Mundial continue a ser um catalisador para iniciativas de parcerias público-privadas na área de Saúde e Cuidados de Saúde – primeiro a Aliança Global para Vacinas and Immunization (GAVI), depois The Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI) e agora Davos Alzheimer Collaborative (DAC). Alzheimer é uma doença que tem um grande impacto na vida e na subsistência de centenas de milhões de pessoas. Ele merece muito mais atenção, mas também coalizões para tratar do assunto”.
“O mundo está enfrentando uma pandemia emergente de Alzheimer e outras doenças crônicas do envelhecimento que ameaça ser mais devastadora, mais duradoura e mais cara do que COVID-19”, disse George Vradenburg, Convener, Global CEO Initiative on Alzheimer’s Disease (CEOi) e o Davos Alzheimer ‘ s Collaborative, e presidente e co-fundador da UsAgainstAlzheimer’s. “O DAC tem como premissa a proposição de que governos individuais, bem como organizações intergovernamentais, as indústrias farmacêutica e de biotecnologia, pesquisadores líderes e defensores dos pacientes, devem se unir para impulsionar o progresso.”
“A demência está tendo um impacto cruel nas famílias, sociedades e nações ao redor do mundo”, disse Margaret Chan, ex-diretora-geral da Organização Mundial da Saúde e atual reitora da Escola Vanke de Saúde Pública da Universidade de Tsinghua, República Popular da China . “É hora de os líderes nacionais agirem para criar um mecanismo global – como CEPI e COVAX – para responder a esta pandemia de demência mundial. O Davos Alzheimer’s Collaborative é o mecanismo global que reúne governos nacionais, líderes da indústria, cientistas de renome, ONGs líderes e organizações lideradas por pacientes, incluindo, principalmente, de países de baixa e média renda.
A hora de agir é agora
“Temos o prazer de trabalhar com a Davos Alzheimer’s Collaborative neste importante esforço”, disse Niranjan Bose, Diretor Administrativo de Saúde e Ciências da Vida da Gates Ventures . “Para aqueles que sofrem de Alzheimer, atualmente não há como parar ou retardar a progressão. Iniciativas de compartilhamento de dados como esta serão a chave para acelerar o progresso e acabar com a aflição associada a esta terrível doença.”
Esta parceria público-privada responde ao apelo à ação que veio da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos e é uma parte do progresso feito em 2020.
Esta nova iniciativa global priorizou três áreas principais:
Em parceria com o Consórcio Internacional HundredK + Cohorts, o DAC visa construir uma coorte global com dados detalhados de alta qualidade sobre uma população diversificada e bem caracterizada. Até o momento, esse esforço envolveu 30 coortes que representam 21 milhões de pacientes em todo o mundo.
Com relação aos ensaios clínicos, o DAC está se esforçando para construir uma rede global de ensaios clínicos com participantes da Europa, Cingapura, República Popular da China, Austrália, Colômbia, Japão e Coréia do Sul. Por último, o DAC visa ajudar a facilitar a implementação de compromissos e estratégias globais para garantir a preparação do sistema de saúde para a doença de Alzheimer.
O DAC está seguindo os modelos do GAVI e do CEPI para levar progresso às questões mais desafiadoras de saúde pública global. O DAC continua a reunir apoio e compromissos financeiros, e os principais líderes do pensamento em ciência, finanças e saúde em todo o mundo estão fornecendo orientação.