Home Inovação Hapvida NotreDame Intermédica aposta em auditoria radiológica para chegar a laudos com excelência de diagnóstico

Hapvida NotreDame Intermédica aposta em auditoria radiológica para chegar a laudos com excelência de diagnóstico

por Redação
0 comentário

Segurança, transparência e qualidade são alguns dos pilares que norteiam uma boa gestão clínica. Com esse objetivo, a Hapvida NotreDame Intermédica utiliza um processo de avaliação de laudos radiológicos. A ferramenta de auditoria exclusiva une o sistema tradicional da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) à aprendizagem entre especialistas da área. A iniciativa facilita a comunicação, os retornos positivos e a avaliação técnica. O processo reforça boas práticas de diagnóstico por imagem, servindo de suporte ao desenvolvimento do médico recém-ingresso na rede de atendimento, assim como a melhoria contínua de toda a equipe.

“O processo nos permite avançar e melhorar constantemente a qualidade dos laudos radiológicos emitidos”, explica a diretora médica nacional de Qualidade e Inovação da Hapvida NDI, Nina Maia Pinheiro de Abreu. “A precocidade da auditoria dos laudos com achados críticos, ou seja, clinicamente importantes, auxilia a assistência com agilidade dos pacientes que desejam maior atenção”.

O processo

A ferramenta seleciona 5% dos laudos elaborados por cada radiologista de forma anônima e randômica para revisão por especialistas num formato “duplo-cego”, no qual nem o avaliado nem o avaliador são identificados. O radiologista recebe informações sobre cada laudo revisado, assim como dados referentes ao seu desempenho global. O percentual de concordância e discordância (detalhando motivos e observações) permitem chegar ao que chamam de “superlaudos” – considerados referência com excelente qualidade.

Após a adoção do sistema, reuniões mensais passaram a ser realizadas para difundir as informações coletadas, permitindo que outros casos não previamente selecionados sejam trazidos pelos membros do corpo clínico e discutidos.

A ferramenta permite aprender com o feedback positivo, com grande potencial de validar o risco em tempo real, além de fornecer motivação adicional para a melhoria da prática médica. O material de caso identificado com discordâncias pode ainda ser usado para criar conferências de ensino divisionais e departamentais.

“Com esse processo, temos tido excelentes oportunidades de aprendizagem em grupo excepcional de médicos, contribuindo para o avanço e a melhoria constante da qualidade dos laudos radiológicos emitidos pela companhia”, avalia a diretora.

A auditoria é vista como bastante benéfica pelo coordenador de cirurgia da Hapvida NotreDame Intermédica de Fortaleza, Jansen Gomes. “Um diagnóstico preciso é o primeiro passo para uma tomada de decisão adequada. Dessa forma, torna-se possível propor uma estratégia terapêutica cada vez mais alinhada às necessidades do paciente. Na ponta, os benefícios são inúmeros. Dentre eles, destaco a eficiência dos fluxos que transformam positivamente a qualidade de vida de quem passa pelos nossos cuidados”, afirma.

Para Rosana Keila Soares, analista de marketing, mãe de dois filhos e cliente da Hapvida NDI, a iniciativa traz uma maior sensação de segurança para os beneficiários. “Eu acho ótimo saber que os exames passam por essa avaliação, pois isso amplia a segurança do cliente de que vai ter seu problema identificado e receber o tratamento certinho. Então, se a empresa tem essa preocupação, eu acho muito plausível”, conclui.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside