A Village Capital anunciou que Salva Health, Sofya e Kintsu foram selecionadas por seus pares para receber doações como parte do programa Innovations in Health LatAm.
Essa iniciativa apoiou um grupo de dez startups da Argentina, Brasil, Colômbia e México. Essas startups estão melhorando o acesso e a qualidade dos serviços de saúde na América Latina por meio do desenvolvimento de soluções em dispositivos médicos, logística e serviços médicos, gestão de atenção à saúde, e produtos biofarmacêuticos.
“Já participei de muitos programas de aceleração, e o que eu gosto do programa da Village Capital e da Fundação Johnson & Johnson é que ele oferece uma combinação de ferramentas, networking e até ‘terapia em grupo’ tudo em um espaço seguro”, disse Vinicius Moura, fundador da Huna. “Há um esforço genuíno para construir comunidade, o que é muito importante. Além disso, conseguimos compartilhar vulnerabilidades abertamente.”
Salva Health, Sofya e Kintsu receberam as melhores avaliações de seus pares no último dia do programa de aceleração de três meses para receber doações de USD $50.000, USD $25.000 e USD $25.000, respectivamente, para apoiar suas operações. As doações foram financiadas pela Fundação J&J.
As dez startups participantes se avaliaram mutuamente sob a perspectiva de investidores, utilizando oito critérios específicos de investimento baseados nos níveis de risco de investimento da Village Capital. Essa metodologia permite que os empreendedores decidam para quem será destinado o capital financeiro disponível em cada iniciativa, utilizando o método de seleção entre pares. Essa abordagem tem se mostrado eficaz para desbloquear o acesso ao capital a um grupo mais amplo de empreendedores e prever o desempenho futuro com maior precisão do que os fundos tradicionais de investimento de impacto.
As startups selecionadas por seus pares estão focadas nos seguintes desafios:
Salva Health (Bogotá, Colômbia) oferece um dispositivo portátil para a detecção do câncer de mama impulsionado por inteligência artificial.
Sofya (São Paulo, Brasil) utiliza inteligência artificial para transcrever consultas, estruturar dados e completar prontuários médicos. Oferece uma integração eficiente entre as plataformas dos clientes e os sistemas eletrônicos de registros clínicos.
Kintsu (São Paulo, Brasil) aprimora a precisão dos diagnósticos, ajudando médicos a determinar, de forma eficiente, o tratamento para pacientes com doenças imunomediadas.