Home News Centro de pesquisas em shopping já desenvolveu mais de 20 estudos clínicos

Centro de pesquisas em shopping já desenvolveu mais de 20 estudos clínicos

por Redação
0 comentários

O Centro Avançado de Pesquisa, Estudos e Diagnóstico (Caped), primeiro centro de pesquisas localizado dentro de um shopping no Brasil, já colaborou em mais de 20 estudos clínicos, envolvendo o acompanhamento de cerca de 500 participantes. Construído em 2020 pela administradora de shoppings centers Multiplan, no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o espaço é o primeiro do Brasil localizado dentro de um shopping center voltado à inovação e educação em áreas como cardiologia, oncologia, reprodução humana, dermatologia, ortopedia, neurologia e oftalmologia

Há três anos, o Caped vem fomentando ações de pesquisa, inovação e educação, além da cooperação nacional e internacional em saúde. Liderado pelo médico cardiologista, Pedro Vellosa Schwartzmann, MD PhD, o centro de pesquisa conta atualmente com quatro estudos concluídos e sete em aprovação regulatória no Brasil, previstos para iniciar neste ano, além de 16 estudos em fase de acompanhamento. “Desde a inauguração, já foram realizadas mais de 220 visitas de monitorias para garantir o cumprimento dos aspectos éticos, regulatórios, qualidade dos dados e a segurança dos participantes”, destaca Gabriela Faustino, consultora de pesquisa do Caped.

Com investimentos na casa de R$ 1,5 milhão, a criação do espaço está alinhada à estratégia da Multiplan em desenvolver empreendimentos que proporcionem comodidade aos clientes e consumidores, oferecendo “tudo em um só lugar”. “O shopping hoje não é mais só um destino de consumo, e sim de lazer, entretenimento, cultura, gastronomia e, por que não, de saúde e bem-estar? Um centro de pesquisas dentro de um shopping possibilita que ele usufrua da própria infraestrutura do empreendimento, como segurança, manutenção e monitoria. Queremos trazer esperança para algumas doenças que ainda não são tratadas”, afirma Eduardo Kaminitz Peres, CEO da Multiplan.

O principal objetivo do Caped é estabelecer um intercâmbio com outras instituições de referência em saúde no Brasil e no exterior. Com modernos recursos de infusão, imagem, equipamentos laboratoriais e de conectividade, o local é uma ferramenta de apoio dos médicos para busca, troca de informações e análise de diagnósticos e tratamentos.

O Caped atua em diversas especialidades, como cardiologia, oncologia, reprodução humana, dermatologia, ortopedia, neurologia, oftalmologia, entre outras. Dentre os principais estudos, destacam-se os para amiloidose cardíaca, doença considerada rara e sem tratamento disponível aos pacientes no Brasil. O centro participa também, de um registro chamado REACT, coordenado pelo InCor, em São Paulo, sem qualquer fim lucrativo, para melhor entendimento da patologia.

Outro tema de investigação importante, é a doença de Chagas, com a liderança brasileira e abrangência internacional. Neste estudo, busca-se avaliar o impacto de uma medicação na evolução dos participantes. A doença de Chagas é muito característica de países subdesenvolvidos, afligindo uma grande parcela da população da América Latina.

Em etapas regulatórias em andamento, em breve serão iniciados estudos sobre dermatite atópica em crianças e adolescentes e reprodução humana. “Por meio do Caped, desenvolvemos inúmeros estudos e geramos publicações científicas relevantes, permitindo que pacientes com doenças raras tenham tratamento no Brasil. Recebemos participantes de diversas regiões do país em busca desses estudos, o que torna o Centro um polo de ciência e de novas perspectivas em termos de pesquisa clínica”, explica Schwartzmann.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside