sexta-feira, julho 19, 2024
Home News Centro de pesquisas em shopping já desenvolveu mais de 20 estudos clínicos

Centro de pesquisas em shopping já desenvolveu mais de 20 estudos clínicos

por Redação
0 comentário

O Centro Avançado de Pesquisa, Estudos e Diagnóstico (Caped), primeiro centro de pesquisas localizado dentro de um shopping no Brasil, já colaborou em mais de 20 estudos clínicos, envolvendo o acompanhamento de cerca de 500 participantes. Construído em 2020 pela administradora de shoppings centers Multiplan, no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o espaço é o primeiro do Brasil localizado dentro de um shopping center voltado à inovação e educação em áreas como cardiologia, oncologia, reprodução humana, dermatologia, ortopedia, neurologia e oftalmologia

Há três anos, o Caped vem fomentando ações de pesquisa, inovação e educação, além da cooperação nacional e internacional em saúde. Liderado pelo médico cardiologista, Pedro Vellosa Schwartzmann, MD PhD, o centro de pesquisa conta atualmente com quatro estudos concluídos e sete em aprovação regulatória no Brasil, previstos para iniciar neste ano, além de 16 estudos em fase de acompanhamento. “Desde a inauguração, já foram realizadas mais de 220 visitas de monitorias para garantir o cumprimento dos aspectos éticos, regulatórios, qualidade dos dados e a segurança dos participantes”, destaca Gabriela Faustino, consultora de pesquisa do Caped.

Com investimentos na casa de R$ 1,5 milhão, a criação do espaço está alinhada à estratégia da Multiplan em desenvolver empreendimentos que proporcionem comodidade aos clientes e consumidores, oferecendo “tudo em um só lugar”. “O shopping hoje não é mais só um destino de consumo, e sim de lazer, entretenimento, cultura, gastronomia e, por que não, de saúde e bem-estar? Um centro de pesquisas dentro de um shopping possibilita que ele usufrua da própria infraestrutura do empreendimento, como segurança, manutenção e monitoria. Queremos trazer esperança para algumas doenças que ainda não são tratadas”, afirma Eduardo Kaminitz Peres, CEO da Multiplan.

O principal objetivo do Caped é estabelecer um intercâmbio com outras instituições de referência em saúde no Brasil e no exterior. Com modernos recursos de infusão, imagem, equipamentos laboratoriais e de conectividade, o local é uma ferramenta de apoio dos médicos para busca, troca de informações e análise de diagnósticos e tratamentos.

O Caped atua em diversas especialidades, como cardiologia, oncologia, reprodução humana, dermatologia, ortopedia, neurologia, oftalmologia, entre outras. Dentre os principais estudos, destacam-se os para amiloidose cardíaca, doença considerada rara e sem tratamento disponível aos pacientes no Brasil. O centro participa também, de um registro chamado REACT, coordenado pelo InCor, em São Paulo, sem qualquer fim lucrativo, para melhor entendimento da patologia.

Outro tema de investigação importante, é a doença de Chagas, com a liderança brasileira e abrangência internacional. Neste estudo, busca-se avaliar o impacto de uma medicação na evolução dos participantes. A doença de Chagas é muito característica de países subdesenvolvidos, afligindo uma grande parcela da população da América Latina.

Em etapas regulatórias em andamento, em breve serão iniciados estudos sobre dermatite atópica em crianças e adolescentes e reprodução humana. “Por meio do Caped, desenvolvemos inúmeros estudos e geramos publicações científicas relevantes, permitindo que pacientes com doenças raras tenham tratamento no Brasil. Recebemos participantes de diversas regiões do país em busca desses estudos, o que torna o Centro um polo de ciência e de novas perspectivas em termos de pesquisa clínica”, explica Schwartzmann.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside