quinta-feira, março 28, 2024
Home Inovação Hilab lança exame de antígeno que detecta todas as novas variantes da Covid-19

Hilab lança exame de antígeno que detecta todas as novas variantes da Covid-19

por Redação
0 comentário

Desde o início da pandemia do coronavírus, uma das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) vem sendo a testagem em massa. Esse método permite que as regiões testadas identifiquem os locais com maior exposição ao vírus e diminuam a propagação da doença. Segundo dados divulgados pela PNAD COVID19, até novembro, 28,6 milhões de pessoas realizaram algum teste para diagnóstico da Covid-19. Desse total, cerca de 6,5 milhões testaram positivo para a doença, o que corresponde a 22,7% das pessoas que fizeram o teste, cerca 3,1% da população. Enxergando a importância de testar e testar, a Hilab lança em seu portfólio um teste antígeno para covid-19.

O teste Hilab-Ag-COVID-19 é um exame que detecta o antígeno do vírus. Desta forma, identifica o momento em que o vírus está presente na via aérea. O antígeno é indicado para o início da infecção, a partir do 1º até o 5º dia do início dos sintomas. As novas variantes da covid-19 que vêm sendo encontradas ao redor do mundo, com maior potencial de transmissão e de reinfecção, são também identificadas pelo teste.

Ele possui alta correlação com o período de transmissibilidade da doença, por isso é um exame relevante para fins de indicação de isolamento, bem como para investigação de contatos e rastreamento contínuo em áreas de alta prevalência. A principal diferença com o teste sorológico é que a sorologia passa a ser detectada após sete dias do início dos sintomas (12 dias após a exposição), chegando a sua sensibilidade máxima após 20 dias do início dos sintomas e mantendo-se positiva por tempo indeterminado.

“Desenvolvemos esse novo teste para otimizar ainda mais a estratégia da testagem em massa, fazendo com que o isolamento ocorra o mais rápido possível e, assim, diminuir a transmissão do SARS-CoV-2”, conclui Figueredo. Segundo Bernardo Almeida, médico infectologista e chief medical officer da startup, o teste de antígeno será fundamental para ampliar a capacidade de identificação de transmissores, que será ainda mais relevante com a entrada de novas variantes do vírus potencialmente mais transmissíveis.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside