As unidades Pompéia, Santana e Ipiranga da rede de hospitais São Camilo, em São Paulo, receberam o certificado de acreditação PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) na área de serviços do laboratório de análises clínicas. A certificação PALC é um programa sem finalidade comercial, tem caráter educativo, periódico e de participação voluntária, ligado a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Sua norma contém requisitos de qualidade e atesta a conformidade das análises e exames realizados, bem como a atualização técnica, de acordo com requisitos de precisão diagnóstica e segurança do paciente.
A acreditação PALC, selo de qualidade laboratorial mais importante do país, é reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e internacionalmente é certificada pelo ISQua (The Internacional Society for Healthy Care).
Segundo o gerente médico do laboratório da São Camilo, Charlles Castro, o reconhecimento reforça a qualidade técnica, transparência e seriedade dos processos adotados para a execução dos exames laboratoriais e se traduz em segurança, confiabilidade e precisão nos resultados dos pacientes, o que reflete a missão institucional dos Hospitais São Camilo de cuidar da vida e valorizá-la.
“Obedecendo a requisitos internacionais, o laboratório garante resultados confiáveis que auxiliam médicos e pacientes em diagnósticos rápidos e precisos. O fato de 70% das decisões médicas serem baseadas em resultados de exames laboratoriais corrobora a importância do selo de qualidade para o laboratório”, destaca Castro. De acordo com ele, além de consolidar a qualidade dos exames, o selo de acreditação PALC é também um compromisso com a qualidade e as melhores práticas na assistência em saúde.
A rede de hospitais São Camilo, que conta ainda com uma unidade especializada em reabilitação e cuidados paliativos no bairro Granja Viana, também em São Paulo, presta atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade, como oncologia e transplantes de medula óssea.