Home News MDHealth incorpora ‘doenças raras’ na lista de especialidades médicas

MDHealth incorpora ‘doenças raras’ na lista de especialidades médicas

por Redação
0 comentário

A empresa de educação médica MDHealth incluiu em seu portfólio mais uma área terapêutica e está produzindo materiais educativos para profissionais da saúde sobre doenças raras. Serão publicadas na plataforma análises de estudos clínicos, coberturas de congressos, dicas e outros conteúdos exclusivos sobre patologias que afetam um número reduzido de pessoas. O objetivo é expandir a área educacional da companhia, que já está consolidada nas áreas de cardiologia, oncologia e neurologia.

“As doenças raras apresentam uma série de desafios tanto para quem trabalha na área da saúde, quanto para os pacientes e seus familiares. Em muitos casos, o diagnóstico é tardio ou inadequado, o que pode agravar a condição do paciente e dificultar o acesso a tratamentos eficazes. Por isso, buscamos uma forma de contribuir para a capacitação desses profissionais, impactando diretamente a vida das pessoas que são atendidas por eles”, explica Thomas Almeida, CEO da MDHealth.

De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, e como definido na RDC 205/2017 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as doenças raras são aquelas que afetam aproximadamente sessenta e cinco pessoas em cada cem mil indivíduos. A maioria dessas doenças são genéticas e apresentam sintomas que podem ser graves, crônicos e incapacitantes. No Brasil, a estimativa é de que 13 milhões de pessoas tenham algum tipo de doença rara. Embora cada uma tenha suas próprias características, algumas delas apresentam sintomas semelhantes, como dificuldades respiratórias, alterações na visão, fraqueza muscular e dor crônica.

“Existem mais de 6 mil tipos de doenças raras, cada uma com a sua particularidade, e neste sentido , estima-se que entre 300 milhões e 400 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com uma dessas doenças. Devido a sua baixa prevalência, as doenças raras frequentemente enfrentam desafios em termos de diagnóstico, tratamento e acesso a cuidados especializados.”, destaca Breno Gusmão, médico e CMO da MDHealth.

Segundo ele, a pesquisa translacional, por meio de parcerias entre instituições acadêmicas e a indústria farmacêutica, vem desempenhando um papel crucial nos avanços desta área, alcançando resultados de impacto na sociedade. “Quisemos dar esse primeiro passo em fomentar o conhecimento sobre estas doenças desconhecidas e subdiagnosticadas. Por meio da educação médica, nosso DNA na MDHealth, vamos auxiliar os profissionais a estarem preparados e a conhecerem as doenças e seus sintomas, além das estratégias de tratamento”, destaca o CMO.

Os primeiros conteúdos sobre doenças raras já estão disponíveis no site da MDHealth.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside