quinta-feira, abril 25, 2024
Home News Hospital Alemão Oswaldo Cruz renova infraestrutura de TIC

Hospital Alemão Oswaldo Cruz renova infraestrutura de TIC

por Redação
0 comentário

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos mais conceituados centros hospitalares da América Latina, contratou a Dimension Data para três projetos de TIC: modernização do data center, dos sistemas de telefonia e rede wireless.

Com 4 mil colaboradores e mais de 3.700 médicos ativos, o hospital tem uma alta demanda por serviços de saúde, e suas operações precisam estar sempre disponíveis. Qualquer instabilidade em sistemas pode impedir a comunicação entre pacientes, colaboradores e médicos.

O projeto de telefonia tinha como objetivo trazer maior estabilidade no ambiente e aumentar a disponibilidade dos serviços, por meio de equipamentos de última geração. Ele contemplou todas as unidades do hospital – Complexo Hospitalar, Unidade Campo Belo, Unidade de Sustentabilidade Mooca e Centro de Obesidade e Diabetes.

Até o momento, foram instalados 1.500 aparelhos da Cisco, entre dispositivos sem fio, telefones convencionais, modelos com câmera para a gerência, entre outros.

Para suportar essa modernização, a Dimension Data migrou os servidores físicos do hospital para uma infraestrutura virtual, baseada na linha de servidores de Blade UCS da Cisco. Associada à capacidade de “stateless computing”, ela contribuiu para a criação de um plano eficaz de recuperação de desastres. O objetivo principal era fazer com que o segundo data center (DR) suportasse as operações em um momento de crise do data center principal.

Depois do mapeamento de todos os serviços que rodavam no data center de produção e da montagem da arquitetura mais adequada no data center secundário, o resultado foi um ambiente quase 100% virtualizado, uma estrutura mais enxuta com a eliminação de dois racks de servidores físicos, gerando economia de espaço, de energia e de uso de ar condicionado, e o principal: disponibilidade contínua das operações. Além disso, a TI do hospital ganhou um melhor monitoramento do ambiente, com mais visibilidade e controle.

Por fim, o Hospital precisava criar toda a estrutura de rede da nova Unidade Referenciada Vergueiro, prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2017. A rede deveria estar ligada à matriz, onde os data centers estão localizados, e era preciso otimizar recursos para essa expansão, garantindo desempenho.

Os desafios e dificuldades aumentam quando a necessidade de extensão da rede wireless torna-se uma demanda do negócio. Com base nesses requisitos, o projeto foi adequado com o uso da linha de switches de alta performance e disponibilidade de resiliência da Cisco, o Nexus 9000 series. Tudo isso para que o usuário tenha a mesma experiência de rede de alta qualidade que já é oferecida na matriz.

A Dimension Data também instalou uma rede wireless corporativa e uma rede aberta para os pacientes e visitantes. Ambas são interoperáveis com as redes da matriz, o que significa que os funcionários e pacientes se conectam automaticamente nos dois locais. Além disso, a alta disponibilidade foi um requisito conquistado, o que significa que se houver uma falha na rede da nova unidade, a matriz consegue assumir sua demanda também.

Um diferencial importante para o hospital foi o recurso social media login, que permite aos usuários se registrarem e acessarem a internet utilizando as credenciais de seus perfis de rede social. Para atender a todos os requisitos de conectividade e acesso do projeto de Wi-Fi, foi usada a solução wireless da Cisco baseada em controladoras e access points de ultima geração, além do uso do Cisco CMX (Connected Mobile Experiences) para a integração com as redes sociais.

Após a implementação dos projetos, a Dimension Data também assumiu o monitoramento da infraestrutura de rede e da operação crítica do hospital, com serviços de suporte a esses ambientes.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside