A MGI Tech, empresa global especializada no desenvolvimento de tecnologias essenciais para impulsionar inovações nas ciências da vida, acaba de ampliar parceria com a Unidade de Apoio ao Diagnóstico (UNADIG), laboratório sem fins lucrativos da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), uma das principais instituições científicas do Brasil, para apoiar a saúde pública no país.
A primeira colaboração científica da MGI com a UNADIG foi estabelecida durante a pandemia de Covid-19. Com o equipamento extrator MGISP-960 da MGI, a UNADIG conseguiu processar mais de 3 milhões de amostras de todo o país durante esse período. Com o fim da pandemia, a UNADIG expandiu seu portfólio e incluiu diferentes plataformas metodológicas em suas instalações laboratoriais (quimioluminescência, Elisa, fotometria, imunoturbidimetria e potenciometria indireta), além do sequenciamento genético.
O novo acordo entre a UNADIG e a MGI permitirá manter os testes moleculares (RT-PCR) e avançar nos testes baseados em DNA. A UNADIG possui dois grandes laboratórios de alto processamento. O Laboratório de Diagnóstico Clínico (DCLIN) tem capacidade de processar 29 mil amostras diariamente, enquanto o Laboratório de Diagnóstico Molecular (DIMOL) pode processar entre 9 mil e 15 mil amostras de RT-PCR. Em 2025, com o suporte de sequenciamento da MGI, terá início um processo em genética molecular, com capacidade para processar mais de 2 mil amostras semanais para o diagnóstico de doenças infecciosas, genéticas e dos principais tipos de câncer (mama, ovário, colorretal e próstata), além do sequenciamento de genes individuais para cânceres esporádicos ou hereditários.
“O objetivo dessa colaboração é ajudar na transformação do cuidado em saúde, com foco na eficiência e acessibilidade, já que contribuirá para ampliar ao cesso da população brasileira a exames laboratoriais de alta complexidade com maior rapidez e custo reduzido, acelerando o diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas e epidemiológicas, fortalecendo a resposta do país frente a surtos e epidemias”, explica Carlos Carpio, Diretor Comercial Sênior da MGI América Latina e Gerente Geral para o Brasil.
Para ampliar a capacidade operacional e analítica das amostras e testes, a UNADIG adquiriu equipamentos de última geração da MGI, incluindo 14 unidades do extrator de ácidos nucleicos MGISP-960; uma unidade do sistema automatizado de preparação de bibliotecas genômicas MGISP-100; uma unidade do sequenciador DNBSEQ-G400; e uma unidade da plataforma de armazenamento e análise de dados genômicos ZTRON. Esses equipamentos ainda permitem agilidade e precisão no processamento, além de dar mais segurança na manipulação de amostras e reduzir o risco de contaminação. “A medicina de precisão traz benefícios significativos para os pacientes e para o sistema de saúde pública, permitindo diagnósticos precoces, tratamentos mais eficazes e a otimização de protocolos clínicos. Isso resulta em economia de custos, redução de desperdícios e maior eficácia de exames e terapias. Os equipamentos da MGI, que permitem processos automatizados, nos ajudam a alcançar esses objetivos”, afirma Erika Martins de Carvalho, Coordenadora Geral da UNADIG-RJ da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz.
Com o objetivo de tornar o sequenciamento genético mais acessível, eficiente e escalável por meio de soluções completas, a MGI tem expandido a atuação no Brasil. Em 2024, inaugurou um Centro de Experiência do Cliente em São Paulo, criado para oferecer aos laboratórios clínicos e instituições de saúde um ambiente dedicado a demonstrações práticas. O espaço visa aprimorar a formação técnica e a familiarização com as tecnologias. Profissionais altamente qualificados conduzem treinamentos com certificação, apresentações, avaliações e suporte local para novas aplicações.
Também em 2024, a MGI fechou parceria com Dasa, Grupo Sabin e Oncoclínicas&Co para expandir o uso do sequenciamento genético no Brasil por meio da adoção de tecnologias avançadas para testes genéticos voltados ao diagnóstico de cânceres, doenças raras e outras enfermidades, fortalecendo a medicina personalizada no país.