O Grupo Fleury vai adotar um modelo híbrido no retorno ao trabalho, mantendo três ambientes a disposição dos colaboradores: escritório, home office e work home, um espaço onde as equipes podem se reunir quando necessário. A informação é de Carlos Marinelli, presidente do Grupo Fleury, que participou de uma coletiva de imprensa virtual, junto com a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, nesta quinta-feira, 25.
Essa decisão foi elaborada após uma pesquisa realizada pelo grupo de saúde com seus 10 mil colaboradores, usando a ferramenta disponibilizada gratuitamente pela SAP nesse momento de pandemia, a Qualtrics Remote Pulse, mesmo para não clientes da multinacional alemã.
Marinelli disse que usou a solução para avaliar a comunicação com 98% seus funcionários corporativos que estão em regime de home office, revelando que apenas 1% deles deseja voltar ao regime de trabalho em escritórios.
“As pessoas estão muito preocupadas com ambiente que vão ter para trabalhar; e na segurança, principalmente em relação ao transporte público para trajeto ao trabalho”, explicou.
O executivo diz que é momento das lideranças organizarem a demanda, desfragmentar a experiência e integrar as informações, acrescentado que hoje 60% dos atendimentos do laboratório são realizados de maneira digital e 30% deles, quando precisam ir uma unidade do grupo, já fez um check in digital, com as informações preenchidas previamente para facilitar o atendimento.
Ele diz que a pandemia tirou a liberdade da sociedade e suas marcas vão ficar por muito tempo, motivo pelo qual uma plataforma de tecnologia será ainda mais relevante no futuro, como por exemplo, a telemedicina.”
Em função do distanciamento social, no Fleury, o atendimento móvel que vai à casa dos clientes vem crescendo muito, diz Marinelli, acrescentado que a disponibilidade de espaços liberados na rede de unidades de atendimento em função da diminuição dos exames poderão oferecer novos serviços, como serviço de infusão, de espaço day clinic e serviços de atendimento primário oferecidos pela SantéCorp, empresa de gestão de saúde adquirida em dezembro de 2018.
SAP BRASIL
Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil, diz que o comitê de crise da empresa está avaliando como será o retorno ao trabalho, que deve envolver um percentual de colaboradores que deverão ser monitorados, que devem ter segurança e mesmo apoio de saúde mental para lidar com o estresse. “Haverá uma mudança radical do modo de trabalhar”, enfatiza.
Disse ainda que está conversando muito com seus clientes, para trocar experiencias sobre o assunto, e ao mesmo tempo para apoiá-los, como aconteceu com a oferta de ferramentas gratuitas para atender demandas urgentes. Um exemplo foi a plataforma de suply chain Ariba, que conecta fornecedores, parceiros e clientes, transacionando mais de US$ 3 trilhões globalmente.
A plataforma foi aberta gratuitamente para todos os fornecedores para atender de forma acelerada ao sourcing de produtos médicos críticos no começo da pandemia, como como máscaras de proteção, EPIs, etc.