Home Gestão UBSs de Pontal do Paraná adotam plataforma de gestão de saúde com IA

UBSs de Pontal do Paraná adotam plataforma de gestão de saúde com IA

por Redação
0 comentário

Centralização dos registros clínicos de pacientes. Históricos de atendimentos com apenas um clique, incluindo dados de atendimento, internações, exames, medicamentos e até vacinação. Comunicação acertada dos profissionais de saúde sobre as condutas e os procedimentos a serem tomados, caso a caso, simples e facilitados. E um banco de dados prontamente acessível por gestores e funcionários de… uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Isso mesmo que você, leitor, acabou de ler: um moderno sistema de gestão em saúde com inteligência artificial (IA), que até então só era realidade em clínicas e hospitais particulares, mudou radicalmente a rotina de trabalho

A Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Pontal do Paraná, município com cerca de 27 mil habitantes, estão utilizando um moderno sistema de gestão em saúde com inteligência artificial (IA), que até então só era realidade em clínicas e hospitais particulares, ampliando o acesso à assistência a cirurgias e exames especializados.

Trata-se do software BenjiMED Gestão em Saúde, que traz o prontuário de todos os pacientes e opera de forma totalmente integrada. O acesso é todo em tempo real e para os médicos é possível ter uma avaliação integral de cada paciente, uma vez que é possível ver o histórico da conduta tomada por outros profissionais de uma maneira muito simples e dinâmica. Tudo isso faz com que os diagnósticos sejam mais precisos e a terapêutica mais assertiva.

Um dos principais benefícios, entretanto, está na regulação de exames, que passou a ser disponibilizada no sistema juntamente com o resultado. Na prática, o BenjiMED concentra todas as informações clínicas e administrativas dos pacientes de Pontal do Paraná no contexto das UBSs dos municípios, mas tais informações podem ser acessadas ao nível de estado, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em resumo, ficou mais fácil trabalhar; e mais simples, para os pacientes, serem atendidos.

Entre as vantagens já apontadas pelos profissionais que trabalham nas UBSs de Pontal do Paraná, destaque para estabelecer prioridades, conforme os quadros que demandam mais urgências, e o aumento da eficiência na prestação de serviços. Leandro Barbosa, CEO da BenjiMED Gestão em Saúde e associado da Assespro-PR/parceria Acate, entidade que impulsiona as empresas de tecnologia da informação no Paraná, conta que, no dia número 1 da mudança, houve algo, em suas palavras, “inacreditável”. “O paciente saiu do consultório médico com encaminhamento de cirurgia. No dia seguinte, a pessoa estava na capital [Curitiba] realizando o procedimento, sem burocracia, sem papelada, sem sofrimento e espera… Tudo isso graças à inteligência artificial, que permitiu que os profissionais da regulação tivessem acesso à informação minutos após a solicitação do médico via sistema. A celeridade consentiu que o setor de regulação fizesse o agendamento para esse paciente, de sua operação, em somente 26 horas, do momento da solicitação até a cirurgia realizada, um verdadeiro recorde até então nunca registrado.”

Otimizando os atendimentos, com acesso rápido ao histórico de saúde do paciente, o software permite, ainda, a redução de gastos com impressão de exames. Totalmente atrelada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), outra vantagem é que a ferramenta criptografada mantém as informações do paciente armazenadas em nuvem, e não mais em arquivo ou gavetas, sendo possível o acesso apenas com documentos pessoais, por parte dos pacientes, e nome de usuário e senha para acesso por parte de quem vai acessar o sistema.

Outra vantagem é que está sendo possível criar um histórico detalhado de cada paciente, sem a necessidade de espaço físico, como era antes, com os prontuários em papéis. Ademais, como o armazenamento dos registros é eletrônico, dados não correm mais o risco de serem perdidos ou descartados.

O principal objetivo do BenjiMED Gestão em Saúde, como já foi dito, é otimizar os atendimentos, com acesso mais rápido ao histórico de saúde do paciente, mas em pouco tempo de uso já foi assinalada uma diminuição de gastos com a impressão de exames e a permissão para a administração pública tomar decisões mais inteligentes sobre a distribuição de recursos.

Leandro observa que o sistema está em primeiro lugar quando o assunto é celeridade aos pacientes e agilidade aos trabalhadores, eliminando retrabalho, erros e equívocos. A consequência é uma ferramenta que proporciona benefícios diretos à população, consentindo para um melhor controle e rapidez no fluxo dos processos da saúde. “A saúde não pode esperar e o BenjiMED é prova que todo processo pode ser rápido e transparente.”

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside