Home Inovação Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro realiza sua 1ª cirurgia robótica

Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro realiza sua 1ª cirurgia robótica

por Redação
0 comentário

No último dia 22 de janeiro, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro entregou a ampliação do Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Central de Esterilização e uma nova área destinada à realização de cirurgia robótica, procedimento inédito na região de Sorocaba.

No dia 30 de janeiro foi realizada a primeira cirurgia robótica no hospital, sob o comando do cirurgião Dr. Bruno Bonilha. De acordo com o cirurgião, a primeira cirurgia robótica realizada no HMS foi um sucesso e tratou uma paciente que possuía uma endometriose. “Apresentamos à paciente as possibilidades de técnicas, como a laparoscopia, mas ela aceitou participar da cirurgia robótica. Após o procedimento, ela segue se recuperando em casa.”

Segundo ele, ser o primeiro cirurgião a realizar uma cirurgia robótica não apenas no HMS, mas também em Sorocaba, é motivo de orgulho. “Sou sorocabano e estou emocionado por participar deste momento que a cooperativa vive. Foi muito importante não apenas ser o primeiro cirurgião na cidade a fazer o procedimento, mas também por tratar a patologia da minha paciente.”

O Dr. Thiago Agusto Gomes, que atuou como auxiliar na cirurgia robótica, lembrou que participaram da equipe da 1ª cirurgia robótica do Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro e destacou a importância do procedimento para a saúde local. “Fiquei extremamente feliz de participar desse avanço tecnológico que é a cirurgia robótica para o hospital da Unimed Sorocaba.”

O presidente da Unimed Sorocaba, Dr. Gustavo Ribeiro Neves, classificou a 1ª cirurgia robótica do HMS como um marco histórico não apenas para o hospital como para a saúde da região de Sorocaba. “A Unimed Sorocaba vem atuando desde 2020 para que a cirurgia robótica se tornasse realidade, transformando o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro referência nacional em cirurgias de alta complexidade. Essa cirurgia marca uma nova fase para o nosso hospital, trazendo a uma população de mais de 2 milhões de habitantes da nossa região, clientes ou não da cooperativa, a mais alta tecnologia aplicada à Medicina.”

A cirurgia foi executada com a tecnologia do robô Da Vinci X, equipamento de 4ª geração em tecnologia e que permite a realização de cirurgias minimamente invasivas com maior precisão.  Os movimentos do robô são comandados através de um console e o cirurgião tem à disposição uma plataforma com imagem em 3D com alta definição, permitindo uma maior amplitude nos movimentos de pinças e, consequentemente, maior precisão nos procedimentos e incisões bem menores.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside