quinta-feira, abril 18, 2024
Home News Grupo Prosegur testa projeto piloto “sem Covid” em salas de aulas

Grupo Prosegur testa projeto piloto “sem Covid” em salas de aulas

por Redação
0 comentário

O Grupo Prosegur está testando na Espanha uma ferramenta para impedir o contágio da Covid-19 com estudantes na volta às aulas. A tecnologia permite detectar e posicionar alunos, em tempo real, por meio de um sistema de localização de alta precisão, que utiliza localizadores e etiquetas em forma de cartões ou pequenos dispositivos instalados na roupa ou material de cada aluno.

A ferramenta foi desenvolvida pela startup espanhola Nothingbutne, que participou do Desafio Sem Covid nas Salas de Aula lançado globalmente pelo Grupo Prosegur. Participaram do projeto 85 startups, de 20 nacionalidades. Inicialmente, a ferramenta está sendo testada com estudantes da educação infantil do Colégio Liceo Hispano de Paterna (Valência, Espanha).

A tecnologia permite controlar o distanciamento entre os alunos, além de mantê-los em seus grupos. Quando a distância dos usuários se torna menor de 1,5 metros, os dispositivos vibram para avisá-los, ajudando a controlar o “espaço seguro” de cada um, tanto nas salas de aula quanto no intervalo. Além disso, quando um aluno está infectado com Covid-19 é possível traçar, de maneira anônima, com quais outros dispositivos esse usuário teve contato próximo, permitindo que o colégio informe aos pais que houve o contato com uma pessoa infectada.

Os dados de posicionamento são analisados posteriormente para a extração de mapas de calor e ocupação das salas de aula e dos pátios. Esses dados permitem planejar o uso dos espaços e da limpeza de maneira mais eficiente. “A tecnologia é um dos grandes aliados para se recuperar a interação social em espaços com grande fluxo como os colégios e universidade. A reabertura dos colégios requer uma solução integral, que garanta a segurança de todos na volta às aulas presenciais” afirma José Daniel García Espinel, diretor de Inovação da Prosegur.

Se os resultados dessa fase de teste forem positivos, a tecnologia poderá ser implementada em qualquer escola. O Desafio Sem Covid nas Salas de Aula é uma iniciativa conjunta entre a Fundação Prosegur e a área de inovação da companhia pelo programa de inovação aberta COME IN, que busca desenvolver soluções que ajudem a reestabelecer a educação presencial, criando espaços seguros e livres do Covid-19.

Escolas brasileiras

No Brasil, a possibilidade de reabertura das escolas tem levantado grandes questionamento com relação ao distanciamento social entre estudantes e funcionários. Apesar de já existir no País um protocolo definido pelo Ministério da Educação (MEC) de como deve ser a retomada e de cada Estado ter a liberdade de definir como se dará o esse retorno, o assunto é controverso. O Amazonas é o único que já retomou as atividades presenciais nas escolas. Outros classificam e reclassificam suas regiões e municípios e questionam a retomada, que causa muita polêmica, pois não há segurança e as dúvidas são inúmeras.

No Brasil, braço de segurança e tecnologia do Grupo Prosegur, a Segurpro, é a empresa que pode aplicar a ferramenta em instituições de ensino localizadas em qualquer Estado do território nacional.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside