O Lab-to-Lab Pardini, do Grupo Fleury, apresenta boa notícia no Congrelab 2024 – 19ª edição do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Eventos da PUC, no Rio Grande do Sul: a planta produtiva que era dedicada exclusivamente ao Laboratório Weinmann, vai atender aos clientes do Lab-to-Lab Pardini no Sul do país.
Prevista para meados de 2025, a conversão da área técnica vai ampliar a capacidade produtiva da rede de laboratórios na região, bem como o acesso da população a um amplo portfólio de exames. O evento é organizado pela LAS Laboratórios Associados, que representa mais de 90 laboratórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dos quais, 40 são parceiros do Lab-to-Lab Pardini.
Após a combinação de negócios entre os Grupos Pardini e Fleury, o Lab-to-Lab Pardini passou a ser uma unidade de negócio do Grupo Fleury dedicada ao mercado B2B, com a terceirização de exames para laboratórios parceiros. A Medicina Diagnóstica B2B, que inclui a prestação de serviços para laboratórios de diagnósticos (lab-to-lab) e em hospitais em todo o país, tem se destacado em relevância nos negócios da companhia. Atualmente, essa avenida de negócios realiza cerca de 20 milhões de exames por ano para clientes corporativos do Sul do Brasil. Com a utilização da área técnica da marca Weinmann, no Rio Grande do Sul, o volume de exames pode chegar a 35 milhões por ano.
O negócio Lab-to-Lab mudou a medicina diagnóstica e o acesso aos exames. Com a terceirização, a amostra é que viaja, não são os pacientes que viajam. Há 30 anos, uma pessoa que estivesse no interior do Rio Grande do Sul, por exemplo, e precisasse fazer um exame de alta complexidade, necessitava se deslocar até Porto Alegre, às vezes até São Paulo, para fazer um exame de análise clínica. Hoje em dia isso não acontece mais. A rede de parceiros permite uma oferta mais prática para o paciente e para o médico prescritor, bem como maior acesso.
O mercado lab-to-lab no Grupo Fleury
O Grupo Fleury se posiciona como um dos maiores players de lab-to- lab do Brasil em termos de faturamento. A avenida de crescimento “Medicina Diagnóstica B2B”representou, nos nove meses de 2024, cerca de 23,5% da receita e 56,3% do volume de exames consolidado. O Lab-to-Lab é responsável por cerca de 45% do volume de exames processados e 20% do faturamento.
Ao longo dos nove meses de 2024, a receita bruta do negócio B2B do grupo Fleury foi de R$ 1.492,3 milhões, 61,7% maior do que o mesmo período de 2023. Em volume de exames, foram 141,2 milhões de exames realizados, 79,9% a maior do que os primeiros nove meses de 2014.
De acordo com o diretor da Unidade de Negócios Lab-to-Lab do Grupo Fleury, Fernando Ramos, dentre os benefícios da terceirização de exames, vale destacar a entrega mais rápida de laudos para os laboratórios, para os pacientes e para os médicos, além da expansão do portfólio de exames, principalmente exames de baixa, média e alta complexidade.