Home News InovaHC e AWS anunciam novo laboratório de IA generativa

InovaHC e AWS anunciam novo laboratório de IA generativa

por Redação
0 comentário

O InovaHC, núcleo de inovação tecnológica do Hospital das Clínicas da FMUSP, e a Amazon Web Services (AWS) celebraram hoje um acordo para a criação de um Laboratório de IA generativa. O laboratório será um espaço interdisciplinar que reunirá pesquisadores, estudantes e empreendedores para explorar uma série de aplicações, desenvolver soluções, orientar e coordenar pesquisas. O objetivo é criar aplicações que promovam maior eficiência para os processos diagnósticos da saúde pública.

O primeiro projeto do laboratório quer transformar a maneira como laudos radiológicos são criados. Batizado de GAL (Gerador Adaptativo de Laudos), a ferramenta permite a estruturação automática de laudos radiológicos, levando em conta o histórico do paciente, de forma ágil e precisa. A primeira fase daGAL envolve o uso de modelos de linguagem para construção de um sumário com informações do paciente pertinentes a um determinado exame, facilitando a estruturação de laudos pela equipe de radiologia. Com a aplicação, é esperada uma redução do tempo gasto pelo radiologista no acesso às informações necessárias para analisar as imagens, trazendo mais eficiência no processo de entrega do diagnóstico.

A IA generativa é impulsionada por modelos de machine learning, que são pré-treinados em conjuntos de dados extensos. O sistema irá fazer a leitura e análise das informações do paciente e redigir documentos que serão revisados pelo médico, indicando os pontos de atenção, ganhando assim tempo, eficiência e padronização no formato.

O projeto é realizado com apoio ida diretoria clínica do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (InRad). “Sabemos do desafio que é incorporar alta tecnologia ao fluxo de saúde, e o projeto possui diversas fases de validação e testes. A expectativa é que possamos utilizar esse modelo de laudo em outros hospitais do Brasil”, afirma Giovanni Guido Cerri, diretor do InRad, professor e conselheiro titular da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). A iniciativa também tem o apoio da Deloitte.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside