sexta-feira, março 1, 2024
Home News Nova diretora da SBOC divulga prioridades para 2024

Nova diretora da SBOC divulga prioridades para 2024

por Redação
0 comentário

Desde o início do ano, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), principal representante dessa especialidade no país e composta por mais de 3 mil membros , conta com uma nova diretoria. Sob a liderança da médica baiana Anelisa Coutinho, presidente da entidade, a SBOC buscará em 2024 estar próxima dos seus associados nas cinco regiões do país, manterá o suporte técnico ao governo e demais tomadores de decisão com o objetivo de enfrentar a inequidade no acesso ao cuidado oncológico e ampliará suas parcerias institucionais.

Esses e outros objetivos da nova gestão darão sequência ao trabalho que já vinha sendo construído pela entidade nos últimos anos e, recentemente, amparados com dados de mais de 760 oncologistas clínicos associados e participantes do primeiro Censo SBOC da Oncologia Clínica, realizado no ano passado em parceria com o Instituto Datafolha.

“O sentimento é de consciência do desafio, junto à imensa vontade de contribuir com a especialidade, disposição em somar para o progresso continuado da Sociedade, além de gratidão pela confiança dos meus pares. Assumir a presidência da SBOC é uma grande honra e responsabilidade”, afirma Dra. Anelisa Coutinho, que se tornou a terceira mulher a presidir a entidade.

Com o novo modelo de governança institucional da SBOC, Dra. Anelisa terá ao seu lado na gestão da entidade o agora Presidente de Honra, Dr. Carlos Gil Ferreira, e a Presidente Eleita 2025, Dra. Angélica Nogueira. Completam 2024 os seguintes oncologistas clínicos: Dra. Aline Lauda, Dr. Alexandre Jácome, Dra. Clarissa Baldotto, Dr. Duílio Rocha Filho, Dra. Mariana Laloni, Dra. Daniela Rosa, Dr. Romualdo Barroso, Dr. Rodrigo Guedes e Dr. André Sasse. Como conselheiros fiscais, estão o Dr. Diogo Bastos, Dr. Fernando Meton e Dra. Aknar Calabrich.

Com a mudança da diretoria, os Comitês de Especialidade da entidade também ganharam novas formações. Reunidos em torno de uma subespecialidade oncológica ou de um eixo temático de grande importância para prática oncológica no país, eles são formados por dezenas de outros associados com o propósito de produzir diretrizes, guias e outros matérias de interesse para o oncologista clínico, representar a entidade em eventos, reuniões e audiências públicas, em entrevistas para imprensa, entre outras demandas.

Para 2024, a principal novidade é a criação do Comitê de Tecnologia e Inovação. Já os Comitês de Oncogenética e Oncogenômica, que até 2023 formavam apenas um grupo, agora trabalharão de forma autônoma. Além disso, o Comitê de SUS e Práticas Independentes passa a se chamar, neste ano, Comitê de Práticas no SUS e terá foco integral no sistema público.

Entre as principais ações da SBOC para o primeiro semestre deste ano, estão o projeto “A SBOC vai até você”, cujo objetivo é a realização de reuniões presenciais regionais, com a participação da Presidente e representantes da entidade nas cinco regiões do país para discutir desafios locais, e o evento internacional ESMO Summit Latin America, que acontecerá nos dias 22 e 23 de março, na cidade de São Paulo.

“Enxergamos o ESMO Summit como uma excelente oportunidade de interação com colegas de outros países da América Latina. Isso já está sendo feito, inclusive com a integração de membros de Sociedades de países da região, como Peru e Argentina, que já foram inseridos na programação científica”, explica Dra. Anelisa Coutinho.

O evento trará uma atualização dos principais tópicos da especialidade, com especial atenção e inclusão do jovem oncologista. No programa, haverá um paralelo entre as realidades e os guidelines europeus e latino-americanos, com a presença de diversos palestrantes vindos da Europa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside